7 dicas para alavancar o seu restaurante

Dicas infalíveis para estimular as suas vendas com exemplos práticos.

Por: Marcela Costa
 

Ao longo dos anos, a Black Magenta acumulou várias experiências com restaurante, colaborando para seu crescimento através do design e do marketing. Com base nisso, preparamos sete dicas especiais para você que deseja abrir ou ampliar seu negócio no setor de alimentação. Confira:

1. Tenha uma identidade forte

A Olha o Churros é um projeto que abraçamos desde a criação do naming, logotipo e slogan. Mas o trabalho foi muito além disso: construímos um conceito verdadeiro e impactante que guia toda a identidade visual e verbal, assim como o portfólio de produtos e a comunicação. A proposta da marca é resgatar as lembranças mais gostosas da infância, não apenas com os sabores, mas com suas cores, formas e texturas.

Identidade visual criada pela Black Magenta para a franquia Olha o Churros.

Identidade visual criada pela Black Magenta para a franquia Olha o Churros.

2. Crie um diferencial competitivo

O Villa é uma franquia de hamburguerias com unidades em Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Piracicaba. Hoje, possui mais de 35 mil seguidores nas redes sociais e está entre os restaurantes mais bem avaliados da região.

O Villa se destaca com a proposta Burger do Seu Jeito, onde o cliente é o chef, e surpreende o público com o Burger Especial do Mês, trazendo durante o ano lanches diferenciados assinados pela casa.

Além de criar um nome para os produtos, nós divulgamos fortemente nas redes sociais, despertando a curiosidade e atraindo visitantes.

3. Participe de redes de avaliação

O TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo, que também funciona como uma rede de avaliações para hospedagens, atrações e restaurantes. Segundo uma pesquisa divulgada pela empresa, 58% dos usuários leem, no mínimo, de 6 a 12 avaliações antes de escolherem um restaurante (TripAdvisor Insights).
A reputação de um local também é muito consultada pelas avaliações no Facebook, considerando que cerca de 40% dos consumidores formam sua opinião após lerem 3 avaliações e, antes de fazerem uma compra, cerca de 10 avaliações (Vendastra).
Tão importante quanto receber avaliações dos clientes é interagir com elas. Agradeça os comentários positivos e procure solucionar os negativos — neste caso, direcionando a conversa detalhada para o inbox. Este trabalho essencial de monitoramento e interação no Facebook faz parte dos serviços oferecidos pela Black Magenta.

4. Seja próximo do seu público

Considerando que muitas pessoas buscam as empresas no Facebook para consultar sua reputação, além de que 80% dos perfis no Instagram segue empresas (Instagram Business), é incontestável a importância do seu negócio estar presente nas redes sociais. Com conteúdos interessantes, sua marca despertará o interesse das pessoas, além de criar uma relação de carinho e confiança.

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5. Agregue novidades periodicamente

É importante aproveitar a sazonalidade  — datas especiais, oportunidades do momento, estações do ano — para trazer novidades!

Leia também: Sazonalidade: entenda o cenário e crie oportunidades

O Armazém 110 é um dos barzinhos mais famosos da região, vencedor do prêmio Top of Mind Americana na categoria barzinho e choperia. Atualmente, com mais de 32 mil seguidores nas redes sociais. 

Nesta época, o Arma realiza o  Festival de Inverno servindo deliciosos caldos e fondues para renovar o cardápio com opções propícias à estação. 

Prever as oportunidades e se planejar com antecedência é fundamental, por isso a Black Magenta trabalha com um calendário editorial, trazendo sugestões de conteúdo e ações mês a mês.

O inverno já começou! Que tal se esquentar com os deliciosos caldos do Arma? Venha aproveitar nosso Festival de Inverno! ? #caldo #inverno #VemproArma

Posted by Armazém 110 on Saturday, June 22, 2019

6. Ofereça um atendimento personalizado

Um estudo da Salesforce mostra que 89% dos consumidores consideram a experiência tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços. E mais: 54% mudariam para a empresa concorrente se essa oferecesse uma experiência melhor. De olho nessa crescente expectativa das pessoas, é válido tornar seu atendimento o mais flexível e customizável possível. 

O Laggio Massas é um restaurante de culinária italiana situado em Americana e Nova Odessa que oferece total personalização. Por meio de um cardápio atrativo e intuitivo, os clientes escolhem os ingredientes do prato, que é preparado na hora.

Cardápio desenvolvido pela Black Magenta para o restaurante Laggio Massas.

Cardápio desenvolvido pela Black Magenta para o restaurante Laggio Massas.

7. Valorize a comunicação do PDV

A Amo Pastel é uma franquia com três unidades em Indaiatuba. Seu carro-chefe são os pastéis, que possuem mais de 30 combinações de recheio. Também oferecem caldo de cana, sucos naturais, churros, açaí e porções.

Além de desenvolver a identidade da marca e o site, a Black Magenta criou a comunicação dos quiosques de shopping visando informar de forma rápida, organizada e atrativa as suas ofertas e pensou toda a experiência de compra da loja física. Por meio do design foi possível agregar valor ao produto e estimular as vendas!

Comunicação visual dos restaurantes Amo Pastel.

Comunicação visual dos restaurantes Amo Pastel.

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