5 tendências do marketing de conteúdo para explorar

Confira quais estratégias prometem para 2020.

Por: Marcela Costa
 

Assim como em outras áreas, diversos especialistas do marketing de conteúdo também lançaram suas apostas para 2020, com base nos comportamentos crescentes do mercado e dos consumidores. Por isso, nosso primeiro post do ano vem com dicas especiais para auxiliar em sua comunicação e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio.

1. Envolver usuários na geração de conteúdos

Para o consumidor da atualidade é importante se identificar com as marcas que compra e se relacionar com elas. Ele não quer apenas um produto legal, espera ser visto e ouvido por elas.

Por essa razão, a tendência é vermos mais campanhas engajando o público a interagir com as marcas por meio de textos, fotos ou vídeos que, posteriormente, serão compartilhados a fim de envolver mais pessoas.

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O Instagram do Villa Hamburgueria tem um forte envolvimento do público.

2. Atente-se à realidade aumentada

A realidade aumentada está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Tá aí os divertidos filtros de stories que todo mundo adora usar!

Em 2015, a Tok Stok inovou em seu segmento ao lançar um app que possibilita visualizar os produtos em diferentes ambientes.

Em 2018, a Zara lançou um app para auxiliar os compradores virtuais a testarem looks por meio da realidade aumentada.

Com essa tecnologia mais acessível, veremos as empresas explorando mais o recurso para criar experiências entre o público e seus produtos.

3. Criar vídeos ajuda na tomada de decisão

Seja no Youtube ou no IGTV, o fato é que os conteúdos em vídeo estão bombando e exercendo um importante papel na decisão de compra.

Afinal, quem nunca recorreu à essa mídia para conhecer melhor um produto? Segundo uma pesquisa recente do Google, as pessoas consomem vídeos em todas as etapas da sua jornada de compra. 

4. Conteúdos aprofundados e segmentados

Outro comportamento que tem sido observado é a preferência do consumidor por sites e blogs com conteúdos mais segmentados, que possuem um nicho bem definido e conversam diretamente com ele, promovendo conteúdos explicativos, que vão além do superficial.

Nossa cliente, Portceramic, atua em um nicho bem específico revestimentos técnicos para ambientes de alto tráfego —  com particularidades também muito específicas. Por isso o marketing de conteúdo tem papel fundamental. Em seu blog, tratamos tudo deste universo de forma didática.

5. Surfe a onda do live streaming

Atualmente, as lives estão disponíveis entre as principais plataformas, conquistando a atenção de diversos usuários por seu conteúdo em tempo real e possibilidade de interações. Muitas marcas estão atentas a isso e já aproveitam o recurso para compartilhar conhecimentos, situações cotidianas, novidades e eventos com seu público.

Você já investe em marketing de conteúdo?

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Convidamos você a bater um papo conosco sobre essas oportunidades. Será um prazer ajudar sua empresa a pensar ações estratégicas em marketing de conteúdo ao longo do ano! Vamos conversar?