Cinco razões para investir em Marketing Digital

O Marketing Digital deixou de ser tendência para se tornar uma exigência no mercado atual. E esta, por si só, é uma boa razão para ler este texto.

Por: Marcela Costa
 

Você, empresário, certamente já ouviu muito essa pergunta: qual é o site da sua empresa? Ou ainda: vocês têm redes sociais? Essas questões já são indícios da importância da sua marca investir no Marketing Digital.

Caso você tenha dúvidas se vale a pena, confira as cinco ótimas razões que listamos para você:

 

1. Mar de oportunidades

O primeiro ponto a levar em consideração é o cenário promissor que a internet representa para os negócios. Hoje, segundo dados do IBGE, existem 116 milhões de brasileiros conectados à internet mais da metade da população nacional.

Com a ascensão do digital, os hábitos de consumo mudaram, tornando a internet uma parte importante do trajeto de compra.

Atualmente, cerca de 70% dos brasileiros preferem fazer suas compras online (Manhattan Associates). Por outro lado, entre as pessoas que compram em loja física, 47% dos consumidores pesquisam informações na internet antes de efetuar a compra (CNDL e SPC Brasil). Reflita: você não faz parte de alguma dessas estatísticas?

 

2. Investimento democrático

Enquanto as mídias tradicionais demandam um alto investimento para anunciar, as mídias digitais — embora exijam um investimento mínimo —  oferecem opções variadas e acessíveis para negócios de pequeno a grande porte. Dessa maneira, é possível ajustar as estratégias de Marketing Digital à realidade financeira da empresa.

Entretanto, vale ressaltar que é importante considerar também o posicionamento da marca em relação à concorrência. Para ter uma noção, especialistas recomendam um investimento entre 6% a 12% do faturamento às empresas consolidadas no mercado e um investimento entre 12% a 20% do faturamento às empresas jovens ou pouco conhecidas.

 

3. Resultados nítidos

Tão bom quanto fazer um investimento adequado é obter números concretos do seu retorno.

Por meio de uma série de métricas, as redes sociais apresentam relatórios periódicos dos resultados alcançados. Já os sites com otimização SEO contam com o Google Analytics para fornecer dados valiosos.

Acompanhe informações como o crescimento de tráfego no site, número de visualizações das publicações, retorno sobre investimento etc.

Com a mensuração em mãos, é hora de utilizar o olhar crítico para avaliar se as estratégias estão sendo bem-sucedidas. O melhor é que esta análise pode — e deve — ser feita em tempo real, agilizando possíveis ajustes no plano.

 

4. Foco em quem interessa

Sabe aquele anúncio do restaurante de comida japonesa, sua favorita, aparecendo no feed de notícias pertinho da hora do almoço? Então, ele foi segmentado para o público certo, no momento certo!

O Marketing Digital garante que as suas publicações tenham mais chance de sucesso definindo parâmetros como sexo, idade, poder aquisitivo, localização geográfica, escolaridade e interesses, além da liberdade de escolher as datas e horários que desejar.

 

5. Mais que visto, relevante

Hoje, para se destacarem no mercado, as marcas precisam ter um objetivo muito claro em mente: serem relevantes!

Segundo uma pesquisa da Epsilon, 80% dos consumidores são mais propensos a fazer negócios com empresas que oferecem experiências personalizadas. Por isso, a produção de conteúdos relevantes, relacionamento com clientes e ações engajadoras são pontos-chave do Marketing Digital.

Além das redes sociais, vale apostar em blogs para ranquear melhores posições no Google e newsletters para cultivar a comunicação.

 

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