Encontre seu cliente ideal com a Buyer Persona

Conhecer o seu público a fundo ajuda a converter vendas.

Por: Marcela Costa
 

Você sabe, realmente, quem é seu cliente ideal? O conceito Buyer Persona, criado por Alan Cooper, ganhou notoriedade no marketing digital por expandir a ideia de público-alvo, visando um conhecimento mais profundo sobre as pessoas que consomem as marcas. Vamos entender isso melhor?

O que é buyer persona

Saber o seu público-alvo te dá um panorama importante, mas superficial, limitando-se em dados demográficos como gênero, idade e localização.

Já a buyer persona consiste em aprofundar esses dados, conhecendo também o lado sócio comportamental dessas pessoas.

Como criar a sua buyer persona

Para criar a sua buyer persona você vai precisar reunir o máximo de dados possível. Vale analisar as métricas das redes sociais, realizar entrevistas e criar questionários para aplicar com clientes fiéis ou em potencial.

Além das questões demográficas, é importante entender sua rotina, os hábitos de compra, seu estilo de vida, seus interesses e redes sociais prediletas por exemplo.

Com essas informações em mãos, será possível criar um personagem, com nome e características próprias, baseadas em tudo que você levantou para representar o seu público.

Como pode ajudar sua marca

Com a buyer persona definida será muito mais fácil e assertivo chegar à abordagem ideal para o seu público. Você saberá qual linguagem usar, quais assuntos abordar e o que esperam da sua marca para encantar e facilitar a vida dessas pessoas. Afinal, não é muito mais fácil conversar e engajar alguém que você conhece bem?

Conte com ajuda profissional

Uma equipe especialista em marketing digital poderá te ajudar desde a elaboração da buyer persona até a criação de conteúdos e estratégias digitais para atingir os seus objetivos comerciais e fidelizar clientes.

Leia também: 5 razões para investir em mídias sociais

E aí, gostou desse conteúdo? Vamos encontrar o seu cliente ideal?
Para continuar esse papo sobre buyer persona e marketing digital, convidamos você a marcar uma reunião virtual com nossa equipe. Entre em contato!