Sazonalidade: entenda o cenário e crie oportunidades

Por: Marcela Costa
 

O marketing sazonal refere-se à variação de vendas ao longo do ano, ou seja, os períodos em que o produto ou serviço tem maior e menor saída.

Entender a sazonalidade do seu negócio é um conhecimento valioso para planejar a sua operação e cuidar da saúde financeira. Assim é possível aproveitar os melhores meses e pensar em estratégias para enfrentar os mais difíceis.

Além da sazonalidade do negócio, é importante observar a sazonalidade do varejo. Existem datas comemorativas que beneficiam o comércio aumentando o fluxo de vendas. Um bom exemplo é a Black Friday, que despertou o desejo de 80% dos brasileiros e bateu recorde de vendas em 2018.

O ideal é mapear as datas interessantes para o negócio em um planejamento anual, prevendo ações que podem ser realizadas. Além das datas tradicionais, há outras opções que podem ser mais relevantes para o seu segmento. Para uma loja de games, por exemplo, o Dia do Orgulho Nerd é muito mais oportuno que o Dia das Mães. Cabe a você e sua equipe de marketing selecionar as melhores com critério.

Analisar o histórico de vendas e conhecer bem o público ajudam a planejar este calendário. A partir disso, pode-se criar campanhas, promoções e lançamentos que atraiam o cliente.

Seja criativo, sem perder a identidade.

A Olha o Churros é uma marca de churros premium com maior saída no outono e no inverno. Visando driblar a sazonalidade do produto, criou a marca ôQualé de geladinhos gourmet, estimulando as vendas na primavera e no verão. Através do projeto Double Brand Business, a franquia possibilita que os franqueados trabalhem com as duas marcas no mesmo quiosque, otimizando processos, mão de obra e recursos.

Embora sejam marcas diferentes, ambas partem do mesmo propósito: despertar as lembranças mais gostosas da infância.

Aproveite a sazonalidade para inovar.

A franquia Villa Hamburgueria tem uma boa aceitação dos produtos o ano todo, mas está sempre trazendo novidades para não cair na mesmice.

Além do Burger do Seu Jeito, carro-chefe da casa que dá liberdade ao cliente para escolher os ingredientes, há o Burger Especial do Mês, que traz receitas especiais e sazonais como o Mazzaropi, inspirado na temporada de festas juninas.

Na Black Magenta, o planejamento estratégico está entre as primeiras etapas e segue sendo monitorado, atualizado e colocado em prática. Quer saber mais sobre o assunto? Marque uma reunião com a gente e vamos falar sobre o seu negócio!

Aproveite a visita ao nosso blog para entender um pouco mais sobre Os 4 Elementos Chaves para o Timing Perfeito.