Site responsivo: por que você precisa ter um

Se o site da sua empresa não se adapta às diferentes resoluções de tela, sinto dizer: ele ficou obsoleto.

Por: Marcela Costa
 

Basta olharmos ao redor para perceber como os smartphones se tornaram essenciais para as pessoas. Afinal, quem sai de casa sem o celular?!

O smartphone se tornou o dispositivo mais utilizado pelos brasileiros, proporcionando maior inclusão digital às classes C, D e E. Hoje, 92% das pessoas possuem e utilizam com frequência o aparelho (Deloitte).

Isso explica por que um em cada cinco domicílios brasileiros acessam a internet sem ter um computador, ou seja, 49% das pessoas utilizam a rede somente pelo celular (CGI.br).

A ascensão do dispositivo móvel mudou a maneira das pessoas se comunicarem e, também, de fazerem suas compras. Atualmente, 74% dos internautas brasileiros utilizam o celular para pesquisar, comparar preços e/ou efetuar uma compra online (SPC Brasil/CNDL), sendo que as principais motivações são: facilidade para buscar ofertas (53%), comodidade de não sair de casa (43%) e benefício de comprar em qualquer horário (33%).

Essa mudança no comportamento das pessoas exige que as empresas se adaptem à nova realidade. Portanto, se o site da sua empresa ainda não é responsivo, temos ótimas razões para você rever isso já!

Flexível a todas as telas

Um site responsivo é projetado para se ajustar a qualquer tela — seja um notebook, tablet ou celular — adaptando as dimensões das imagens, textos e elementos para não ficarem desproporcionais e garantir uma boa leitura em qualquer aparelho. Um bom exemplo é o site desenvolvido para a Protobox.

Preparado para o futuro

O design de um site responsivo é pensado para diferentes resoluções de tela. Isso significa que, caso surjam novos dispositivos no futuro, seu site já estará pronto para ser navegado por eles. Este é o caso do site da Sanco Engenharia, criado pela Black Magenta.

Carregamento veloz

Hoje em dia ninguém mais tem paciência para esperar o carregamento de páginas na internet. Por ser otimizado aos dispositivos móveis, o site responsivo carrega rapidamente, ainda mais comparando a uma versão desktop.

Promove boas experiências

A experiência do usuário é determinante para ele permanecer em seu site e realizar alguma ação, especialmente de compra. Se o usuário acessar a sua página via mobile e não tiver uma boa experiência, há 61% de chances de desistir e partir para um site concorrente (Think With Google). Conheça o Projeto Ibrep, um site intuitivo.

Melhor ranqueado no Google

O próprio Google tem favorecido o tráfego orgânico dos sites responsivos, dando maior relevância nos resultados de busca, especialmente quando elas são feitas via dispositivos móveis. A nova política entrou em vigor em julho de 2018 (Google).

 

Agora que você está por dentro das mudanças no comportamento dos consumidores e da importância de ter um site responsivo, agende uma reunião e vamos atualizar a página do seu negócio!