Invista na experiência do usuário com UI e UX Design

Promover uma navegação intuitiva e agradável é o primeiro passo para obter conversões.

Por: Marcela Costa
 

Seu website pode ser uma importante ferramenta comercial, mas só é possível com a boa experiência do usuário.

Imagine que você acessou um site que demora para carregar as páginas, possui botões que não direcionam a lugar nenhum, o formulário está com problemas e, de quebra, você não consegue encontrar a informação que precisa. Certamente essa experiência causará estresse, não é mesmo?

Da mesma forma, os usuários que acessam o site da sua empresa desejam encontrar o que precisam de forma rápida e prática. 

Pesquisas apontam que os internautas aguardam cerca de 2 segundos pelo carregamento de uma página, sendo que 40% abandona o site no 3º segundo de espera. A Akamai também constatou em uma pesquisa que 75% dos compradores online deixam de comprar em sites onde se deparam com algum congelamento, demora ou link quebrado.

É para evitar esses e outros problemas durante a navegação que UI e UX Design existem. Vamos entender melhor? 

Afinal, o que é UI e UX Design?

Como dito anteriormente, UX significa “user experience”. É o design focado na experiência do usuário, mais precisamente em suas emoções.

Os conceitos de UX refletem sobre a sensação que o consumidor terá ao utilizar seu site, entendendo quem ele é e em qual contexto está, a fim de gerar boas percepções.

Já os conceitos UI, “user interface”, têm como objetivos guiar o usuário e facilitar a navegação, tornando as interações naturais. Menus, botões e quaisquer outros elementos interativos são planejados para orientar a visita ao site.

Como contribuem com o website?

Os conceitos de User Experience e User Interface se completam. Enquanto UI guia, UX simplifica. Juntos tornam todas as funcionalidades, conteúdos e elementos visuais intuitivos e agradáveis, colaborando para que o usuário passe mais tempo no site, realize as ações desejadas e, o mais importante, retorne outras vezes.

Quais são os principais benefícios?

Investir em UI e UX Design agrega valor ao seu site e, consequentemente, à sua marca. Com uma boa experiência, há mais chances do usuário realizar alguma ação (comprar, enviar mensagem, se cadastrar na newsletter etc.) ou, pelo menos, ser impactado positivamente e retornar quando precisar. Além disso, usuários satisfeitos tendem a recomendar o seu website para outras pessoas também.

Leia também: Comportamento do consumidor x estratégias de marca

Vamos pensar na experiência do usuário em seu website?

Gostou desse conteúdo? Nossa equipe está disponível em diversas plataformas digitais para conversar sobre os serviços de design que podemos oferecer! Marque um papo com a gente!