Dia dos Pais sob uma nova ótica de mercado

Por: Marcela Costa
 

O Dia dos Pais é uma data sazonal que tem crescido muito nos últimos tempos, se aproximando ao Dia das Mães em relevância para o comércio.

O Google divulgou recentemente um levantamento de dados importantes sobre essa data comemorativa, que certamente vai inspirar a sua empresa.

Vamos analisar juntos as oportunidades do mercado?

• Evolução das vendas

O Dia dos Pais de 2018 teve o melhor resultado em vendas dos últimos seis anos. No e-commerce, esta foi a segunda data sazonal com maior número de pedidos, ficando atrás apenas do Dia das Mães. Entretanto, em termos de faturamento, ambas as datas tiveram resultados parecidos.

A experiência positiva do último ano deixa uma expectativa ainda melhor para 2019, onde 38% das pessoas entrevistadas pelo Google pensam em aumentar o investimento no presente do paizão. O ticket médio previsto é de R$ 298,00.

• Momento das compras

Você tem o costume de deixar o presente para a última hora? 

Relaxa, você não está sozinho. Segundo os dados do Google, quase metade das compras são feitas na véspera ou na própria data. Por essa razão, a maioria dos consumidores recorre às lojas físicas para adquirir seus presentes — shopping centers, lojas de bairro, lojas de departamento e até supermercados.

• Participação da internet

E o que faria os consumidores optarem pela compra na internet?

Em meio aos benefícios respondidos pelos participantes da pesquisa, três chamaram mais a atenção: frete grátis ou mais barato (35%), promoções atrativas (29%) e entrega rápida (24%). 

Ainda há bastante espaço para o e-commerce crescer, em termos de volume de vendas, nas datas sazonais. Uma oportunidade é investir em anúncios no Google, como o remarketing, e postagens com dicas de presentes, tendo em vista que muitas pessoas consultam a internet para ter ideias do que dar. 

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• Mudança nos presentes

Uma parte interessante do levantamento compara o desejo dos pais e a pretensão dos filhos, mostrando que é preciso sair do lugar comum e considerar novas opções de presentes. Embora a categoria de moda continue fazendo sucesso entre pais e filhos, vale considerar outros produtos como smartphones, ferramentas e eletroportáteis.

• Data para celebrar em família

Encarar trânsito, filas e espera têm desanimado as pessoas a celebrar o Dia dos Pais num local diferente. Conforme a pesquisa, apenas 8% das pessoas considera levar o pai a um restaurante e a maioria pretende celebrar em casa. Esta é uma oportunidade a ser explorada pelo setor de alimentos e bebidas, e até os restaurantes com sistema de delivery. 

• Nova representação na propaganda

Apenas 35% dos homens se identificam com a imagem paterna nas propagandas. O levantamento vai de encontro à crescente mudança na sociedade e ao debate sobre igualdade de gêneros. Hoje em dia, muitos homens não se limitam ao provedor da casa, compartilhando com suas esposas as tarefas domésticas e a criação dos filhos, e desejam ser retratados dessa forma.

Fazer essa virada de chave também nas propagandas colabora com o combate a estereótipos e com a construção de uma nova imagem de paternidade a seguir. Já parou para pensar que a sua marca pode colaborar com a disseminação de uma nova cultura, valorizando os pais presentes, responsáveis e ativos na criação dos filhos? Algumas marcas já. 

Querido Futuro Pai – Dove

Dia dos Pais – O Boticário

E então, ficou inspirado para aproveitar essa data especial da melhor maneira possível? É válido ressaltar que 7 em cada 10 pessoas estão dispostas a comprar em uma nova loja, a fim de encontrar uma opção diferente de presente. Esse novo varejo pode ser o seu negócio!

 

Vamos pensar com estratégia e carinho a sua comunicação em todas as datas do ano? Marque um bate-papo.