No marketing, timing é o momento certo de realizar uma ação estratégica. Um bom timing dá caráter dinâmico e relevante à ação, atingindo quando as emoções estão altas. Assim, a chance de viralizar aumenta. Você lembra do anúncio da Oreo, no Super Bowl de 2013? O anúncio virou um epítome do timing perfeito. “Há alguns elementos chaves que são importantes para acertar no timing de uma campanha de marketing estratégico,” diz Amanda Dzwill, “que são sazonalidade, psicologia, responsividade e ciclo de negócio.”
Sazonalidade
“Natal, dia dos namorados… Não importa quão grande ou pequeno o feriado, sempre há truques de marketing estratégicos junto.”
Preste muita atenção e você verá o marketing sazonal em todo lugar. Durante a copa, comerciais de produtos esportivos inundam a TV. Durante a Black Friday, a quantidade de promoções dispara. E perto das férias, vemos mais e mais ofertas de cinemas, hotéis e agências de viagem. O copo natalino do Starbucks, por exemplo, com sabores típicos do feriado, virou um símbolo do Natal por causa de marketing feito de forma inteligente.
Psicologia
“Há um certo grau de psicologia que desempenha um papel importante no timing de ações estratégicas de marketing. Saber o que seu consumidor está pensando em determinados momentos pode te ajudar a decidir qual tipo de campanha você deve criar. O que acontece, todos os anos, no Ano Novo? As pessoas entram na mania de saúde e exercícios… Propagandas de academias, programas de dieta, receitas saudáveis e descontos aparecem em todos os lugares a partir do dia 1.o de cada ano.”
No marketing, realmente é fundamental entender as tendências, o status-quo e o que se passa na mente do consumidor. Quando o New York Times lançou a campanha “A verdade é mais importante agora do que jamais foi,” a organização tocou em um tema sério e recorrente em tempos que milhões de americanos questionam a ética jornalística do país. “A verdade é difícil. De encontrar. De saber. A verdade é mais importante agora do que jamais foi,” diz o brilhante anúncio de TV.
Responsividade
“Timing é realmente tudo. Assim como agilidade, especialmente no marketing. Ser capaz de responder a uma situação rapidamente pode te dar uma grande vantagem em relação a competição.”
Quando Donald Trump soltou mais uma gafe digna de virar meme, a rede de fast food KFC aproveitou a oportunidade instantaneamente. No tweet perigoso e, ao mesmo tempo, engraçado, Trump diz:
“O líder da Coréia do Norte acabou de dizer que o “Botão Nuclear” está em sua mesa a todo momento.” Alguém de seu regime esgotado e faminto avise-o, por favor, que eu também tenho um Botão Nuclear, mas o meu é muito maior e mais poderoso que o dele, e o meu Botão funciona.”
O KFC, por sua vez, escreveu uma paródia:
“O líder do Mc Donalds, Ronald, acabou de dizer que ele tem um “burger em sua mesa a todo momento.” Alguém de seu regime, sapatudo e narigudo avermelhado, avise-o que eu também tenho um burger na minha mesa, mas o meu é um combo, muito maior e mais poderoso que o dele, e o meu tem gravy.” #nuclearbutton
O tweet bombou. A internet e vários meios jornalísticos divulgaram a paródia, que hoje conta com 188.183 retweets e 497.334 likes. Sem o raciocínio rápido e o timing preciso da equipe de marketing, isso jamais teria acontecido.
Ciclo de negócio
“Analisar sua empresa pode fornecer informações valiosas sobre o timing de suas ações estratégicas de marketing.”
Entender onde está o ápice e a contração das vendas durante o ano pode ser o fator de sucesso na sua campanha de marketing. Ninguém quer lançar um novo produto no pior mês possível, certo? E ninguém quer entrar despreparado em um mês de altas vendas, correto? Qualquer negócio é cheio de flutuações. Estudá-las e convertê-las em dados traz vantagem competitiva, compreensão de meses de pico, costume de compra, engajamento de marca e muito mais.
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