O marketing sazonal refere-se à variação de vendas ao longo do ano, ou seja, os períodos em que o produto ou serviço tem maior e menor saída.
Entender a sazonalidade do seu negócio é um conhecimento valioso para planejar a sua operação e cuidar da saúde financeira. Assim é possível aproveitar os melhores meses e pensar em estratégias para enfrentar os mais difíceis.
Além da sazonalidade do negócio, é importante observar a sazonalidade do varejo. Existem datas comemorativas que beneficiam o comércio aumentando o fluxo de vendas. Um bom exemplo é a Black Friday, que despertou o desejo de 80% dos brasileiros e bateu recorde de vendas em 2018.
O ideal é mapear as datas interessantes para o negócio em um planejamento anual, prevendo ações que podem ser realizadas. Além das datas tradicionais, há outras opções que podem ser mais relevantes para o seu segmento. Para uma loja de games, por exemplo, o Dia do Orgulho Nerd é muito mais oportuno que o Dia das Mães. Cabe a você e sua equipe de marketing selecionar as melhores com critério.
Analisar o histórico de vendas e conhecer bem o público ajudam a planejar este calendário. A partir disso, pode-se criar campanhas, promoções e lançamentos que atraiam o cliente.
Seja criativo, sem perder a identidade.
A Olha o Churros é uma marca de churros premium com maior saída no outono e no inverno. Visando driblar a sazonalidade do produto, criou a marca ôQualé de geladinhos gourmet, estimulando as vendas na primavera e no verão. Através do projeto Double Brand Business, a franquia possibilita que os franqueados trabalhem com as duas marcas no mesmo quiosque, otimizando processos, mão de obra e recursos.
Embora sejam marcas diferentes, ambas partem do mesmo propósito: despertar as lembranças mais gostosas da infância.
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Quiosque desenvolvido para a franquia Olha o Churros.
Aproveite a sazonalidade para inovar.
A franquia Villa Hamburgueria tem uma boa aceitação dos produtos o ano todo, mas está sempre trazendo novidades para não cair na mesmice.
Além do Burger do Seu Jeito, carro-chefe da casa que dá liberdade ao cliente para escolher os ingredientes, há o Burger Especial do Mês, que traz receitas especiais e sazonais como o Mazzaropi, inspirado na temporada de festas juninas.
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Materiais de divulgação criados para o Villa Hamburgueria.
Na Black Magenta, o planejamento estratégico está entre as primeiras etapas e segue sendo monitorado, atualizado e colocado em prática. Quer saber mais sobre o assunto? Marque uma reunião com a gente e vamos falar sobre o seu negócio!
Aproveite a visita ao nosso blog para entender um pouco mais sobre Os 4 Elementos Chaves para o Timing Perfeito.