O papel do design na construção e valorização das marcas

O design é um investimento crucial pra sua empresa, e nós podemos provar.

Por: Marcela Costa
 

Em um mercado repleto de empresas, com concorrentes que oferecem produtos e serviços similares, o design realiza a importante tarefa de tornar uma marca única em meio à multidão. Como?

Bem, digamos que o design tem o poder de conversar com o imaginário das pessoas. Ele pode se manifestar de diversas formas — logotipo, embalagem, produto, aplicativo, entre outras — criando conceitos, experiências e memórias sempre que o consumidor pensar ou interagir com a marca. Por isso, um bom design encontra seu equilíbrio entre a função e a estética. Alinhado com o propósito do negócio e com os interesses do público, criando uma ponte de identificação entre ambos. 

O design está no DNA da Black Magenta. Está nas raízes e origens da empresa, que se projetou no mercado com grandes projetos no portfólio.

Portanto, para enriquecer o nosso bate-papo, apresentamos um dos nossos cases mais completos.

O design ajuda a contar uma história

O lucro não pode ser o único objetivo de uma empresa. Ela precisa ter um propósito que a conecte com todas as pessoas envolvidas no negócio, da equipe aos consumidores. Um dos papéis do design é ajudar a contar essa história — como a marca deseja impactar a vida das pessoas e qual o seu legado no mundo. “Os elementos gráficos dão apoio à identidade visual, impactando na percepção das pessoas. Eles materializam os valores da marca e ajudam a comunicar seus produtos ou serviços” comenta Pepê Ferreira, designer e diretor da BM. 

A criação da tipografia também é um processo subjetivo, capaz de impactar nosso subconsciente com as informações desejadas. “A tipografia talvez seja o principal elemento no design gráfico, ela comunica o discurso da marca e dá o seu tom de voz” afirma Matheus Souza, designer.

A marca ôQualé recriou o geladinho, também conhecido como bidu, sacolé, chup-chup — ou insira aqui o nome que você chamava — com receitas artesanais e sabores diferenciados, resgatando a brasilidade, popularidade e jovialidade por meio de formas, texturas e símbolos.

Símbolos e formas da identidade visual do ôQualé

Símbolos e formas da identidade visual do ôQualé

Tipografia da marca de geladinhos ôQualé

Tipografia da marca de geladinhos ôQualé

Logotipo e slogan do ôQualé

Naming, logotipo e slogan do ôQualé

 

O design desperta desejos e emoções

Além de contar uma história, construindo as impressões sobre a marca, o design também pode despertar desejos e emoções. Um dos principais artifícios são as cores, responsáveis por enviar mensagens subliminares ao nosso cérebro, interferindo em como nos sentimos em relação à marca.

“As cores exercem efeitos psicológicos e fisiológicos nas pessoas: o vermelho desperta a atenção, o azul pode induzir a um estado de relaxamento, o amarelo torna um espaço quente e expansivo. O entendimento dessas informações ajuda a sintetizar o posicionamento da empresa em uma identidade visual” pontua Eduardo Maziero, designer.

A marca ôQualé explora uma ampla paleta de cores com tons vibrantes e intensos. As cores remetem à natureza dos produtos, além de trazer um ar descontraído e tropical coerente com sua proposta.

Papelaria e embalagem da marca de geladinhos ôQualé

Papelaria e embalagem da marca de geladinhos ôQualé

Cardápio desenvolvido para os pontos de venda do ôQualé

Cardápio desenvolvido para os pontos de venda do ôQualé

Paleta de cores da Identidade Visual do ôQualé

Paleta de cores da identidade visual do ôQualé

Leia também: o que as grandes marcas fazem

E essa é só a ponta do iceberg.

Há muito que podemos falar e aprofundar sobre o relacionamento do design com os negócios. Mas são assuntos para próximos posts, ou, melhor ainda, um bate-papo em nosso escritório. 😉

Vamos falar sobre como o design pode ajudar a sua empresa?

Entre em contato com a gente. E fique de olho nas próximas postagens, vem muito mais design por aí!