Redesign de marca: quando chega o momento

Saiba quando considerar dar cara nova ao seu negócio.

Por: Marcela Costa
 

Você já ouviu falar do redesign de marca? Basicamente, é a atualização da identidade visual de um negócio, produto ou serviço.

A identidade visual é como a marca se apresenta ao mercado, por isso é tão importante que esteja sempre alinhada com os objetivos e estratégias comerciais, evoluindo junto com a empresa. 

A seguir, ajudaremos você a identificar qual o melhor momento para considerar um redesign e quais cuidados tomar em sua decisão.

Como saber se chegou a hora

Afinal de contas, em quais momentos o redesign costuma ser feito? 

Essa é uma decisão estratégica, que pode ser motivada pela simples necessidade de tornar a marca mais contemporânea ou refletir mudanças internas, como o crescimento da empresa ou expansão para novos mercados e públicos. Em casos extremos, o redesign pode ajudar a melhorar a reputação da marca e promover uma nova guinada quando as coisas não vão bem.

Cuidados que você deve ter

Certo, vamos imaginar que você analisou o cenário e concluiu que é o momento para fazer o redesign de marca. O primeiro cuidado é evitar mudanças radicais, que dificultem a associação da nova identidade com a sua empresa. O ponto-chave dessa reformulação é trazer novos valores e modernidade, mas sem abandonar seu histórico.

Outro cuidado importante é evitar modismos. Ok, você quer deixar sua marca atual, mas lembre-se que ela não pode ser inconsistente e mudar o tempo todo.

É comum que, neste processo, você busque inspiração em outras empresas do seu segmento, mas tome cuidado para não seguir os mesmos caminhos. Além de correr o risco de plágio, ela pode passar batido em meio à concorrência em vez de se diferenciar.

Leia também: lembre-se design é investimento

Exemplos de redesign de marca

• Laggio Massas

O Laggio é um restaurante de massas, presente em Americana e Nova Odessa desde 2012, onde você pode montar o prato do seu jeito. Visando modernizar sua identidade e agregar valor ao produto, nossa equipe realizou o redesign de marca. 

 

Antes e depois do logotipo do Laggio Massas.

Antes e depois do logotipo do Laggio Massas.

Identidade visual do Laggio Massas.

Identidade visual do Laggio Massas.

Cardápio desenvolvido para o Laggio Massas.

Cardápio desenvolvido para o Laggio Massas.

Em nossa proposta, a paleta de cores ganhou novos tons, a tipografia ficou mais harmônica e o símbolo, que permaneceu, ganhou um visual mais despojado.

• Carnevalli

Com mais de 50 anos na indústria brasileira, a Carnevalli se destaca como líder em equipamentos industriais na América Latina. O redesign de marca veio no intuito de revitalizar a imagem da empresa, que celebrava meio século na época, e expandir os negócios, apresentando a mudança na K-Trade Fair, a maior feira mundial do segmento.

Antes e depois do logotipo da Carnevalli.

Antes e depois do logotipo da Carnevalli.

Identidade visual desenvolvida para Carnevalli.

Identidade visual desenvolvida para Carnevalli.

Nova marca da Carnevalli.

Nova marca da Carnevalli.

Como sua história sempre foi pautada em tecnologia e inovação, precisávamos trazer isso para a identidade visual. Além de ampliar a paleta de cores, agregamos uma tipografia mais forte e modernizamos o símbolo de forma minimalista.

Por fim, mas não menos importante: contrate um profissional

O que difere um investimento de um gasto é a qualidade do que você adquiriu. Só um profissional terá o conhecimento técnico e o potencial criativo necessários para desenvolver seu redesign de marca.

Na Black Magenta, o design é a principal especialidade. Portanto, ficamos à disposição para marcar um bate-papo e ajudar você neste desafio. 

Entre em contato com a gente! 🙂