O Que Grandes Marcas Fazem

Os 7 princípios que definem grandes marcas

Por: Alexandre Mutti
 

Como pequenas empresas transformam-se em grandes marcas? Com um bom produto? Execução? Aquisições? Só no Brasil, 581.242 novas empresas foram criadas só no primeiro trimestre deste ano – um recorde brasileiro. Com tantas marcas saindo pelos poros do país, nos perguntamos: o que diferencia simples marcas de grandes marcas?

Grandes marcas criam fortes culturas, com empatia, comunicação, valores e aquela sensação de time na final. Uma cultura que faz seus colaboradores vestirem a camisa.

Elas têm um grande senso de propósito. Elas sabem o que, como e por que fazem o que fazem, ou seja, suas missões e visões são bem definidos.

Elas entendem suas identidades. Há alinhamento e consistência de mensagem, design, posicionamento e gerenciamento, ou seja, branding feito de forma certa.

Elas colocam o público em 1.o lugar. Elas não falam ou se importam só com vendas. Elas entendem que, para alcançar lealdade de marca, o foco deve estar no consumidor, sempre cumprindo, inspirando e pensando na sua experiência.

Elas entendem o poder do storytelling. Elas sabem sobre a importância de mirar para a emoção, de contar histórias e transmitir o estado de espírito atual.

Elas são protagonistas de suas respectivas categorias. A Nike, por exemplo, domina quando o tema é esportes. É uma marca bem informada, relevante e referência, que entende as regras, os atletas e os praticantes – que entende você e te inspira a fazer, seja com um slogan, como Just Do It, ou com ações.

Elas se comprometem a ir além, a se importar e a entregar algo único. Por exemplo, a Nike, junto à National Geographic, buscou quebrar o recorde mundial da maratona de 2 horas. Com treinamento cientificamente avançado e o controle das condições, como clima, altitude, superfície, formação, design de tênis e orientação psicológica, Eliud Kipchoge quebrou o recorde olímpico. Além de ter sido uma incrível ação de marketing, o projeto, chamado Breaking2, foi também um experimento e uma competição esportiva, que ultrapassou os limites da perfomance atlética. Isso é comprometimento com o que a marca representa.

Quer saber mais sobre o que constrói grandes marcas? Confira o nosso post “Branding: Construindo Marcas que Conectam”. E se preferir, entre em contato com a gente para desenvolver a sua. 

 
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