O Consumidor é Omnichannel

A experiência multicanal dominará o varejo nos próximos anos

Por: Alexandre Mutti
 

O consumidor é omnichannel. Ele pesquisa na web e compra na loja, e ele pesquisa na loja e compra na web, misturando tecnologia com visitas às lojas para encontrar o melhor negócio. O e-commerce vem crescendo por causa disso, porque acesso à informação melhora a experiência de compra, porque o consumidor atual e antenado pesquisa na web e valoriza uma experiência multicanal. E experiência importa. Então, onde o empreendedor deve investir? Na loja física, online ou marketplace?

Hoje, sucesso no mundo corporativo exige muita compreensão e visão do cenário do mercado. Você sabe quem é seu consumidor? O comportamento de compra dele varia dependendo do gênero, geração, classe… Atentar-se a isso para direcionar seus esforços é fundamental. Por exemplo, saber que 81% dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de comprar um produto pode te incentivar a entrar no mercado online, mas se essa estatística não importa para sua estratégia ou produto, você pode optar por uma loja física.

A verdade é que, como Radial diz, “vendedores precisam balancear e otimizar suas operações de-commerce e lojas físicas porque, enquanto as lojas físicas ainda dominam o varejo, o e-commerce está crescendo em um ritmo mais rápido.” Em outras palavras, lojas físicas e lojas online não são rivais: elas se complementam ao balancear seus pontos fortes e fracos.

Loja Online & Loja Física

Sim, lojas físicas oferecem experiências sensoriais durante a compra e a gratificação instantânea de levar o produto na hora. Muitas vezes, os consumidores querem ver, tocar, sentir ou até testar um produto. E, sim, lojas físicas geram mais vendas, mas para o consumidor chegar até sua loja, muitas vezes ele vai primeiro para o seu website. Inclusive, se você não tem uma presença online, muitos potenciais consumidores nem saberão que você existe.

Uma presença online oferece visibilidade, disponibilidade 24 p/ dia, estatísticas e a experiência multicanal buscada pelo consumidor atual. Tom McGee, presidente e CEO do Conselho Internacional de Shopping Centers diz:

“Os consumidores ditam a demanda, e eles deixaram claro que querem mais tecnologias integradas na experiência de compra. Os consumidores querem acesso a mais informações nas lojas. Os varejistas que inovam nessa área, tornando a experiência mais eficiente e o consumidor melhor informado, ganharão na hora das vendas.”

De fato, esses varejistas ganharão, principalmente aqueles que incorporarem tecnologias de ponta, como a Internet das Coisas, inovando, unindo o mundo digital ao físico e possibilitando um loop entre os dois mundos.

O Momento do E-Commerce

Uma coisa é clara: o e-commerce está crescendo. Uma pesquisa do Pew Research Center em junho de 2000 mostrou que apenas 22% dos americanos já tinham realizado uma compra online. Em dezembro de 2016, uma nova pesquisa mostrou um aumento para 79%. Segundo a Retail Touch Points, “a web será responsável ou influenciará 59% das compras nos EUA até 2018.” Então, se o consumidor está online, pode te encontrar online e quer uma experiência online, a hora de garantir uma presença na web é agora. 

Se interessou pelo assunto? Nosso post “A História, o Impacto e o Futuro do E-commerce” fala sobre as vantagens do mercado online. Confira! E continue ligado na série E-Commerce. 

 

 
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