A História, o Impacto e o Futuro do E-Commerce

Alcance global, disponibilidade 24h e total controle. Entenda como o e-commerce transformou a nossa experiência de compra

Por: Marcela Costa
 

Como é fácil fazer compras pela internet. Você escolhe seu produto no conforto de casa, tem centenas de opções e, com alguns cliques, você tem uma TV de 50”. Antes da internet, não existia Google, íamos do ponto A ao B com mapas de banca, informação era escassa e só as lojas físicas vendiam o mais novo walkman. Mas, em 1994, o e-commerce chegou e entregou um mix de bons preços, comodidade e variedade que transformou a nossa experiência de compra.

Amazon e E-bay foram os pioneiros do mercado online. Em seguida, o Submarino e o Mercado Livre lideraram o cenário nacional. Hoje, a B2W Digital (a união das lojas virtuais Americanas, Submarino, Shoptime e a Soubarato) é o maior conglomerado de comércio eletrônico do Brasil. Sem dúvidas, o comércio eletrônico vem crescendo.

Gráfico da Statista, 2017

Criando um e-commerce

Apesar de existirem websites e plataformas Open Source para a criação de sites, websites com total customização, análise e controle de dados requerem conhecimento em ciência da computação e sistema da informação (código-fonte, database, taxonomia, programação em HTML, CSS e JavaScript.)

“Contratar um bom desenvolvedor de comércio eletrônico pode te ajudar a tornar todo o processo suave, além de fazer com que você economize tempo e dinheiro,” diz Evolv. “O comércio eletrônico é, sem dúvidas, uma ótima maneira para qualquer empresa alcançar mais clientes e vender mais produtos.”

As vantagens do e-commerce

Ampla variedade de produtos, facilidade de pesquisa, compra e venda… Sugestões e recomendações de produtos são destaques aqui. Para oferecer segurança e facilidade, as lojas virtuais trabalham com gateways de pagamento – PayPal, MercadoPago, PagSeguro. E tem mais:

Infográfico do e-commerce - Black Magenta

Vamos só apreciar essa grande tecnologia que temos ao nosso dispor – uma tecnologia que permite comprar produtos e encontrar consumidores de vários cantos do mundo. Sites como AliExpress estão oferecendo preços e fretes baixíssimos, e, no cenário nacional, há mais de 371 mil websites de e-commerce.

A Black Magenta administra as lojas virtuais da Iven, VSC e Enrolado para te oferecer jeans cheios de estilo, vodkas premium e vários tecidos. Visite! E fique ligado nos próximos posts da série E-Commerce.

 
Tags: