A Ambição de Elon Musk Criou um dos Maiores Stunts de Relações Públicas

Por: Alexandre Mutti
 

Há um astronauta, em um Tesla Roadster, neste momento no espaço. Bem, não um astronauta de verdade, mas a internet está em chamas por isso.

Assumo, a este momento, que todos já sabem quem é Elon Musk, o fundador da Tesla e SpaceX, empresas especializadas em revolucionários carros elétricos, e energia, e painéis solares – e foguetes que vão para o espaço.

Elon lançou, na terça-feira, dia 6, na base de Cabo Canaveral, o foguete Falcon Heavy ao espaço e, junto, um Tesla Roadster que agora pretende chegar ao cinturão de asteróides. O feito foi admirável e o stunt publicitário resultante por trás de tudo brilhante.

“Aparentemente, há um carro em órbita ao redor da Terra,” diz Elon, em um tweet:

E as mensagens e referências por todos os cantos? Sensacionais! No Roadster, lê-se “Fabricado na Terra por humanos.” Em seu painel, “Não entre em pânico,” uma referência à série “O Guia do Mochileiro das Galáxias.” E claro, tudo ao som de David Bowie.

Foi o maior comercial de carros de todos os tempos sem um centavo gasto em propaganda, disse Business Insider.

O boca-a-boca, os tweets e a cobertura da mídia se encarregaram de viralizar a jornada épica do Roadster. “A quantidade de tráfego na web, o entusiasmo das pessoas pelas imagens do veículo e a quantidade de mídia gratuita obtida dos meios de comunicação em todo o mundo excederão os custos do feito,” diz Sandy Rubinstein, o CEO da DxAgency.

No Youtube, uma livestream acompanha cada momento da jornada:

 

Publicidade é, sem dúvidas, uma poderosa catalisadora. Elon Musk é um exemplo vivo disso. “Elon lançou o foguete mais poderoso já construído ao espaço… E nós sabemos disso porque ele está anunciando? Não, um monte de gente com canetas, microfones e câmeras estão lá para perguntar e depois escrever ou transmitir tudo na TV,” diz Mark Wnek.

Se esse foi o maior stunt de Relações Públicas nós ainda não sabemos, mas com certeza está entre os grandes.