Lições valiosas de Barack Obama no VTEX Day

Inspire-se com os conselhos do ilustre Barack Obama, adaptados para o contexto de líderes e empresários.

Por: Marcela Costa
 

No dia 30 de maio, a multinacional brasileira de tecnologia VTEX — criadora da plataforma de e-commerce que nós utilizamos no desenvolvimento de lojas virtuais — realizou o VTEX Day em São Paulo. O evento, considerado o maior na área de inovação digital da América Latina, contou com a presença ilustre do ex-presidente dos EUA, Barack Obama.

Entrevistado por Geraldo Thomaz, co-CEO da VTEX, Obama arrancou muitos aplausos ao compartilhar pensamentos inspiradores para qualquer profissional de liderança ou empresário. Confira a seguir algumas lições valiosas para refletirmos e levarmos para o nosso dia a dia!

“Os fracassos pavimentam o caminho para o sucesso no futuro”

Obama deu um importante conselho a quem deseja empreender: não tenha medo de tentar! Quando assumiu a presidência, ele sabia o tamanho da responsabilidade e que tinha muito a provar. Apesar de considerar ter falhado em muitos momentos, Obama sempre soube tirar lições proveitosas.

Da mesma forma, administrar o seu próprio negócio não é uma missão fácil. Muitos desafios surgirão pelo caminho, mas até os erros fazem parte do processo de aprimoramento e evolução do negócio.

“A inovação só acontece quando há diversidade”

A pluralidade foi uma das ideias mais defendidas por Obama durante a entrevista. Ele, como primeiro presidente negro dos EUA, fez questão de enfatizar a importância da diversidade na equipe para o sucesso. Afinal, é quando pessoas diferentes, com experiências diversas, compartilham pontos de vista distintos que a criatividade floresce e é possível encontrar soluções autênticas.

É importante contar com pessoas que questionem você, pois assim saberá que não está deixando detalhes importantes para trás.

“Não podemos ter medo de contar com gente mais inteligente que nós na equipe”

Durante o seu mandato, Obama precisou opinar sobre vários assuntos — de mudanças climáticas a armamentos nucleares. Obviamente, seria impossível que ele fosse um grande expert em tudo, mas sempre se cercou de profissionais especializados que pudessem auxiliá-lo em suas decisões. O líder não precisa ter todas as respostas, mas precisa contar com pessoas capacitadas em suas funções e confiar nelas!

“Não é sobre você”

O ex-presidente também relembrou seus tempos de estudante, quando participava de passeatas militantes e se zangava por desejar mais espaço nos discursos. Em um desses momentos, sua professora disse algo que o fez mudar de perspectiva: “não é sobre você, é sobre a causa, sobre o sofrimento das pessoas”. Trazendo esta frase para o contexto das empresas, é importante sempre trazer o cliente e a sua necessidade em primeiro lugar, a fim de aprender com as críticas, buscar melhorias e oferecer políticas que respeitem os consumidores.

“O sucesso de um líder deveria ser medido pela sua capacidade de empoderar seus liderados”

Um bom líder não é aquele que dita ordens. É quem sabe identificar o potencial de cada funcionário e incentivá-lo a crescer.

Ao dar oportunidades para as pessoas se desenvolverem, ele contará com uma equipe motivada e delegará mais, com tranquilidade.

 

O que achou das lições do Obama? Inspirado(a) para os desafios do dia? Aproveite a visita e confira também 23 frases que vão te inspirar.

Para contar com uma equipe especialista em estratégias de marca e comunicação multicanal, marque uma conversa. O café é por nossa conta!

Foto da capa: Everton Rosa/Vtex Day 2019/Divulgação