O que esperar da Black Friday 2019

Ela deu as caras no Brasil em 2010, conquistando as pessoas aos poucos até se tornar uma data aguardada nos dias atuais.

Por: Marcela Costa
 

Estamos entrando no mês de novembro e, com isso, nos aproximando da famosa Black Friday. Apesar da data ser mais popular no universo digital, a expectativa é de que as vendas físicas se igualem. 

Segundo uma pesquisa feita pelo Google com a Provokers, a intenção de compra apenas na internet caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019. Já nas lojas físicas, a intenção de compra passou de 41% para 37%. Em meio à tendência, quem se sobressai é o consumidor multicanal — que pretende comprar em ambos os canais — saltando para 25% contra 7% do ano passado.

Oportunidade de atrair novos compradores

A Provokers divulgou uma pesquisa sobre a Black Friday 2018 em que 71% das pessoas fizeram ao menos uma compra em uma loja diferente do costume. Além disso, 33% alegaram ter comprado em alguma loja que nunca tinham ouvido falar antes.

As pessoas querem presentear elas mesmas

Se no Natal as pessoas compram presentes para amigos e familiares, na Black Friday buscam produtos com alto valor agregado, voltados a elas e suas casas. Tanto que os queridinhos são o smartphone e a televisão! De 2018 para cá, outras categorias têm ganhado força, como veículos, planos de celular, imóveis e cursos.

Experiências positivas estimulam novas compras

Atualmente as pessoas são mais criteriosas em suas compras, pesquisando com antecedência os produtos desejados e monitorando os preços. Até para fugir de propagandas enganosas — a chamada “black fraude”.

Mas, quando a experiência é positiva, as pessoas tendem a repetir a dose. Em 2017, 75% das pessoas compraram o que queriam por preços menores ou dentro do esperado na Black Friday. Somente 2% não pretendiam fazer novas compras nesta época.

#Dica: o Tecnoblog — um dos mais respeitados sites de tecnologia do Brasil, que por sinal nasceu em Americana — disponibiliza um Assistente de Compras que pode ser instalado no navegador Chrome. Essa extensão apresenta um histórico de preços para você saber se as promoções das lojas virtuais são verdadeiras ou falsas. Teste!

Categorias destacadas em compras offline

Tendo em vista que as compras em lojas físicas também estão em alta, vale ficar de olho nas categorias que têm se destacado nas vendas offline da Black Friday: alimentos, móveis, bebidas, beleza e roupas.

 

Agora que você conhece algumas oportunidades que a Black Friday oferece, confira também algumas dicas para aproveitá-las da melhor maneira.

Planejamento: de olho em outras datas

A Black Friday faz parte de um calendário especial de fim de ano, composto também por Cyber Monday, 13º salário, Natal, Réveillon e Saldão. Por essa razão é vantajoso criar um planejamento contínuo e estratégico, aproveitando o propósito de cada data.

Atenção à experiência de compra

Cada vez mais as pessoas valorizam uma boa experiência de compra. E na Black Friday não seria diferente. Os consumidores estão atentos à adaptação ao mobile, à velocidade e usabilidade do site, além da praticidade de comprar por um aplicativo. Segundo dados do Google Survey, 57% dos e-shoppers já compraram via aplicativo e o ticket médio dos apps é 29% maior do que em sites mobiles e 27% maior do que em desktop.

Leia também: Experiência do usuário pode determinar o sucesso do site.

Não é só o preço que importa

Segundo a Provokers, na Black Friday 2018, outros quesitos estimularam os consumidores a comprar. Entre eles, 41% das pessoas aproveitou parcelamentos especiais, 26% utilizou cupons de desconto e 23% optou por compras online com opção de retirar na loja.

 

A Black Magenta auxilia os clientes com o planejamento estratégico de ações ao longo do ano, a fim de aproveitar as melhores oportunidades para cada negócio. Entre em contato para bater um papo com a nossa equipe!