Internet das Coisas: A Conectividade de Tudo e de Todos

A tecnologia que está transformando como nós interagimos com o mundo ganhou muito espaço nos últimos anos. Entenda o que é a Internet das Coisas

Por: Alexandre Mutti
 

Imagine se, assim que você acordasse, sua cafeteira automaticamente começasse a preparar o café? E se, enquanto isso, seu assistente pessoal informasse seus compromissos do dia, o tempo e o estado do trânsito da cidade? Em poucos minutos, você já teria seu café da manhã, seus compromissos e metas do dia, o que vestir e qual percurso fazer até o trabalho. Incrível, né? Então bem-vindo à Internet das Coisas.

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas é a rede de aparelhos, máquinas, carros e até prédios conectados através da internet. Visualizada e controlada por softwares, essa rede comunica-se, colhe dados e age em tempo real, possibilitando um monitoramento e um gerenciamento muito eficiente. Agora temos a possibilidade de conectar tudo isso porque há certos sensores, softwares, peças eletrônicas e conectividade que possibilitam essa integração.

O conceito de uma rede de aparelhos inteligentes surgiu em 1982, mas a tecnologia necessária para esse tipo de integração só foi alcançada atualmente. Segundo Gartner, haverá mais de 8.4 bilhões de aparelhos conectados em 2017 (um aumento de 30% em relação a 2016) e mais de 20 bilhões até 2020, contribuindo para o gerenciamento da infraestrutura de cidades, monitoramento do meio-ambiente, entre milhares de outras aplicações:

  • Estacionamento Inteligente: através de um aplicativo, você saberá onde há vagas e, além disso, poderá reservá-las.
  • Iluminação Inteligente: dependendo das condições do tempo, a iluminação da rua se adaptará automaticamente.
  • Controle de Aparelhos Domésticos: ligação ou desligamento remoto de diversos componentes da casa.
  • Coleta Inteligente: através de sensores, as latas de lixo das cidades enviarão dados informando se estão cheias, garantindo mais eficiência na hora da coleta.
  • Monitoramento de Segurança e Emergência: detecção e controle de temperatura, gases, líquidos, radiação, entre muitos outros componentes, em casas, prédios, fábricas, etc.
  • Monitoramento de Logística e Vendas: controle de estoque através do rastreamento de produtos, pagamentos através de celulares e dicas nos pontos de venda de acordo com o histórico do consumidor.

A Internet das Coisas e o Marketing

A Internet das Coisas já dá sinais de valor e se mostrará, cada vez mais, um recurso valioso para o marketing. Segundo a Marketo, uma empresa de softwares, “a interconectividade de nossos dispositivos digitais oferece infinitas oportunidades para que as marcas escutem e respondam às necessidades de seus clientes – com a mensagem certa, no momento certo, no dispositivo certo”. Por isso, a personalização e a eficiência aumentará, o volume de dados crescerá, a experiência do consumidor será mais envolvente e novas possibilidades surgirão.

O Cenário Atual da Tecnologia

A Internet das Coisas já está presente nas nossas vidas. Smartwatches, pulseiras fitness, smart TVs, geladeiras inteligentes e iluminação automática já são usados por vários brasileiros. E o amanhã é promissor. Junte essa tecnologia à automação, big data, inteligência artificial e diversas outras tecnologias disponíveis e teremos algo realmente revolucionário.