Identidade da marca: por que fazer certo da primeira vez

Repita comigo: nunca minimizar a importância de uma identidade bem feita.

Por: Marcela Costa
 

Já parou pra pensar quanto a identidade da marca pode impactar o seu negócio?

Você identificou uma oportunidade, definiu modelo e plano de negócio, estruturou a empresa, agora falta apresentá-la ao mercado. E é para se posicionar de forma coerente que a construção da identidade visual e verbal é tão importante no processo de criação de empresas. Entenda os principais motivos a seguir:

Reconhecendo e diferenciando sua marca

Todos nós temos características que nos tornam únicos e nos fazem ser lembrados pelas pessoas. Da mesma forma, a união de elementos gráficos, tipografias e cores compõem a identidade visual da marca, transmitindo valores e conceitos sobre ela. 

Nada está ali por acaso. Toda a identidade visual passa por testes e estudos, visando um resultado harmônico e exclusivo.

Diz aí, quantas marcas você é capaz de reconhecer só pelo grafismo?

Expressando e personificando sua marca

Não basta ter um rosto. Para a marca ser “alguém” em meio à multidão é preciso ter um nome, uma personalidade, uma história. E é aí que a identidade verbal entra e faz diferença.

Esse processo abrange várias etapas importantes: naming, tom de voz, tagline, manifesto, entre outros aspectos linguísticos. Imaginamos como a marca se comportaria em diferentes situações, como ela conversaria com os clientes, qual vocabulário usaria e qual a história por trás dela.

Diz aí, com quantas marcas você se identifica pela forma de se comunicar?

Case: Heedy

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Identidade da marca Heedy – Gerenciamento de Risco, criada pela Black Magenta.

Desafio

Nossa cliente Giovanibruno, corretora de seguros, identificou a oportunidade de aproveitar sua expertise para abrir um novo negócio, voltado ao gerenciamento de riscos, prestando este serviço a comércios, indústrias e até outras corretoras de seguro. Basicamente, eles fazem uma análise dos riscos físicos, financeiros e contratuais aos quais a empresa está exposta, apresentando um relatório de melhorias e indicação das coberturas necessárias. Para dar início ao novo negócio, a Black Magenta foi convidada a criar a identidade visual e verbal. 

Soluções

– Identidade verbal

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O nome proposto, em inglês, significa “atento”. É um caminho lúdico, que remete tanto aos especialistas que analisam os mínimos detalhes, quanto ao empresário precavido a possíveis imprevistos e como lidar com eles. 

Na tagline, unimos duas palavras-chave: atento, que significa ter uma visão clara do que acontece à nossa volta, e preparado, que significa estar munido de informações para tomar decisões. Tudo isso na figura do cliente, mostrando o que a Heedy representa para ele.

No tom de voz, definimos alguns direcionamentos, como ser informal e objetivo no diálogo; transmitir entusiasmo em ajudar; sempre agregar informações relevantes; demonstrar compreensão, sabendo ouvir e tranquilizar.

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– Identidade visual

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Criação do logotipo da Heedy – Gerenciamento de Risco.

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Cores, formas, lettering.

Analisando o trabalho realizado e, principalmente, o que é entregue ao cliente (um diagnóstico da situação da empresa), escolhemos a iconografia de um relatório. Por meio do design, fundimos essa referência com a inicial H, reforçando a lembrança da marca.

Além disso, trabalhamos um lettering contemporâneo e confortável de ler, trazendo as cores amarelo e roxo que remetem à atenção e modernidade.

Leia também: o papel do design na construção de marcas

E a identidade da marca do seu negócio?

Para transformar todos esses conceitos em algo real e agregar valor à sua marca é importante valorizar o trabalho de um profissional!

Teremos muito prazer em continuar esse bate-papo com você. Estamos em home office, mas sempre disponíveis nas plataformas digitais.

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