Franquias: já pensou em expandir seu negócio?

O setor de franquias despontou como um dos mais promissores e relevantes para nossa economia. Você já pensou em investir neste mercado?

Por: Marcela Costa
 

Atualmente, existem 135 mil franquias no Brasil, responsáveis por empregar 1,3 milhão de pessoas. Para 2019, a previsão é otimista: avanço de 1% no número de redes, 6% de expansão das unidades e um aumento de 10% no faturamento — segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Se você busca uma oportunidade para expandir seu negócio, continue a leitura e entenda um pouco mais sobre franquias.

Quais são os benefícios?

A franquia é um modelo de negócio com capacidade de expansão rápida, sendo o investimento maior feito individualmente pelos franqueados.  Com o crescimento da rede, a franqueadora adquire maior poder de compra com seus fornecedores, beneficiando todos os franqueados.

Outro benefício é que, enquanto os franqueados se dedicam à administração das unidades, a franqueadora tem mais tempo para otimizar o negócio.

Vale lembrar também que o sistema de franquias conta com uma legislação muito completa sobre as responsabilidades que cabem à franqueadora e ao franqueado, sem vínculos trabalhistas e fiscais, esclarecendo a importância de manter o padrão em todos os aspectos do negócio para que os consumidores tenham a mesma experiência em qualquer unidade.

Qual é o melhor momento?

Especialistas recomendam analisar se o negócio é lucrativo, possui características únicas e os processos podem ser reproduzidos em escala maior. É necessário avaliar se o negócio já é bem estruturado e com imagem consolidada no mercado.

Deve-se analisar o potencial do mix de produtos e o potencial em relação à concorrência, considerando se é facilmente copiável. Considera-se também as margens de lucro e as despesas com operação para saber se a franquia é atrativa para investidores.

Como fazer dar certo?

Deve existir uma relação de parceria. A franqueadora deve compartilhar seu know how do negócio e dar suporte para as franquias captarem e reterem clientes. Vale investir em treinamentos, integração dos franqueados e ações conjuntas para impulsionar os resultados.

Para fazer parte do sistema de franquias, o pensamento deve ser de crescimento mútuo. Os franqueados precisam da franqueadora para prosperar e a mesma precisa dos franqueados para expandir e ampliar os lucros.

Acima de tudo, é preciso investir na força da marca, pois o sucesso da franquia está diretamente ligado à imagem do negócio na visão dos consumidores. 

Case – franquia Villa Hamburgueria 

A Black Magenta tem experiência em construção e gestão de marcas do setor de franquias, auxiliando desde a concepção da marca e implementação até toda a comunicação online e offline.

Um bom exemplo é a franquia Villa Hamburgueria, com unidades em Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré — ambas entre os restaurantes mais bem avaliados da região — e prestes a inaugurar sua terceira unidade, em Piracicaba.

Fachada do Villa Hamburgueria em Piracicaba.

Fachada do Villa Hamburgueria em Piracicaba.

A franquia possui um faturamento médio de 70 mil reais por mês e mais de 800 mil reais por ano. Conta com operação padronizada, fornecedores homologados, treinamentos e apoio de marketing.

É neste último e importante quesito que nós entramos. Padronizamos os materiais de PDV, criamos o website, gerenciamos as redes sociais, desenvolvemos apresentações de venda, entre outras ações.

Cardápio desenvolvido pela Black Magenta para o Villa Hamburgueria.

Cardápio desenvolvido pela Black Magenta para o Villa Hamburgueria.

Conheça também o projeto da Olha o Churros, a maior franquia de churros premium do Brasil, que participamos desde o início da trajetória.

Quer aprofundar este assunto com a Black Magenta?

Estamos às ordens, basta ligar ou enviar sua mensagem para cá!