As Vantagens de Uma Rica Cultura Organizacional

Colaboração e engajamento no século 21

Por: Alexandre Mutti
 

Como você classificaria a cultura da sua empresa? Cultura Hierárquica, de Mercado, de Equipe, de Inovação? Sabemos que grandes empresas possuem fantásticas culturas, então é hora de entendê-las e implementá-las.

Cultura organizacional

Cultura organizacional é a soma de atitudes, costumes e pensamentos dos funcionários de uma empresa. Essa cultura influencia o ambiente de trabalho, o modo de operação, a imagem da empresa e as pessoas.

Edson Rigonatti, mentor da Endeavor Brasil, explica em um artigo:

“A cultura organizacional torna-se palpável na linguagem que as pessoas usam, nos assuntos que abordam, nos rituais que participam (reuniões, eventos), nos símbolos adotados (logos, decoração do escritório, personalidades admiradas), nos tipos de recompensas (dinheiro, viagens, elogios) e naqueles que os recebem (os heróis, comumente conhecidos como os “queridinhos”). Tudo que fazemos, falamos e escolhemos comunica a forma como vemos o mundo.”

Com uma cultura positiva, com foco nas pessoas, com colaboração, equipada com uma atmosfera de respeito, incentivo, valores e propósito, muitas empresas, como o Google, brilham nos “top spots” da Fortune 100.

O Google, que há anos está em 1.o lugar entre as melhores empresas para trabalhar, oferece espaços de convivência, refeições gratuitas, apresentações nos campus, bônus salariais e incentivo a projetos paralelos durante as horas de trabalho. No Facebook, os funcionários vibram com o fato de que estão transformando o mundo em um lugar mais aberto e conectado, que estão contribuindo para um mundo melhor. Essa é, nessas exatas palavras, a missão da empresa.

Cultura organizacional em pequenas e médias empresas

E cultura organizacional é pensamento para grandes empresas? Definitivamente não. Uma empresa que não respira uma cultura verá funcionários desengajados – e desengajamento sai caro. Segundo um estudo da Organização Gallup, trabalhadores engajados têm 10% mais avaliações positivas de consumidores, 22% mais lucro, 21% mais produtividade e 48% menos incidentes de trabalho. E segundo um outro estudo, 87% dos trabalhadores no mundo não estão engajados no trabalho. “O mundo está em uma crise de engajamento, com repercussões sérias e potencialmente duradouras para a economia global,” alerta o estudo.

Implementando uma cultura para engajar

Você não precisa de viagens 5 estrelas ou manuais gigantes para implementar uma cultura organizacional. Simplesmente responder a primeira pergunta deste artigo, ter um sentido de direção e incentivar respeito e comunicação entre os colaboradores já trará ótimos resultados. Comece por aí.

 

 
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