Coronavírus: soluções digitais que têm ajudado as empresas

#foca na solução e confira ferramentas que podem ser úteis pro seu negócio.

Por: Marcela Costa
 

Neste momento de distanciamento social e combate ao coronavírus, as empresas de serviços e varejo estão lidando com a urgência de se reinventar, experimentando estratégias para proteger suas equipes e clientes, e manter o caixa positivo. Para, quem sabe, inspirar você e o seu negócio, reunimos algumas soluções digitais que têm ajudado empresas nesta missão em comum. Confira!

Aplicativos de delivery

Sem sair de casa, as pessoas estão recorrendo mais ao delivery, ajudando as vendas de restaurantes, supermercados, padarias e farmácias. O Rappi, por exemplo, registrou um aumento de 30% nos pedidos nessas últimas semanas.

WhatsApp

Não são só os grupos de família que estão movimentando o WhatsApp. Muitas empresas têm explorado o aplicativo para receber pedidos, combinando e efetuando a entrega por conta própria.

Google Meu Negócio

As empresas cadastradas no Google Meu Negócio têm a vantagem de divulgar seu telefone, endereço e site na ferramenta de busca. Um mecanismo importante para as empresas que estão atendendo pedidos por telefone e entregando no local, no carro do consumidor.

Conteúdos em vídeo

A diversidade de plataformas de vídeo que temos atualmente — desde canais no Youtube a séries no IGTV, stories e lives no Instagram — estão ajudando muitos segmentos a se manterem próximos dos seus clientes.

Tem escola aproveitando o recurso para aulas, tem academia ensinando treinos que podem ser feitos em casa, casas de show apresentando pocket shows online em parceria com artistas, e por aí vai. 

Vídeo-conferências e webinários

Aplicativos como Skype e GoToWebinar têm facilitado o trabalho dos prestadores de serviços, possibilitando reuniões, treinamentos e apresentações virtuais, além de otimizar a comunicação das equipes em home office.

Redes sociais

Redes sociais, como Facebook e Instagram, têm desempenhado o importante papel de manter as marcas próximas dos consumidores, mantendo-os informados sobre suas medidas, divulgando suas novas estratégias e compartilhando conteúdos de entretenimento que ajudam a passar o tempo e quebram a tensão. Além disso, com as pessoas em casa, de olho no celular o tempo todo, aumenta-se a demanda por interação e SAC através das redes sociais. É válido destacar também o LinkedIn, que está aumentando seu alcance orgânico. Que tal compartilhar conteúdos relevantes sobre o seu negócio ou serviços por lá?

Vendas online antecipadas

Alguns hotéis, clínicas estéticas e agências de viagens estão antecipando as vendas de alguns produtos ou explorando gift cards e vouchers com ofertas especiais para os clientes aproveitarem futuramente, como em 2021 por exemplo, a fim de garantir o caixa abastecido.

Mantenha-se virtual, mas próximo.

1. Converse claramente com seus clientes sobre as mudanças na sua operação. Deixe claro também todos os cuidados que estão sendo tomados para preservar a segurança deles e do seu time. 

2. Considere algum tipo de benefício, flexibilidade na negociação ou facilidade de pagamento para viabilizar as coisas. Afinal, todos estamos passando por esse momento desafiador.

3. Tome cuidado com comunicações ou alterações de preço neste momento que sejam oportunistas.

4. Esteja ativo nas redes sociais, que é onde as pessoas estão, conservando o relacionamento com seus atuais clientes e visível para potenciais consumidores.

5. Entenda que a sua empresa tem um papel importante no combate dessa pandemia no Brasil, por isso, priorize a segurança e bem-estar das pessoas em suas decisões.

Pensar design é tornar algo melhor para alguém.

É isso que sempre fizemos, é isso que continuaremos a fazer.

Estamos em home office, mas nossas mentes continuam focadas em nossos clientes e seus desafios. E em como ajudar os seus clientes.

Lembre-se: os seus desafios são nossos também. 

Vamos tornar esse cenário melhor. Vamos pensar design juntos?!