Comportamento do Consumidor x Estratégias de Marca

Trago verdades: o consumidor está cada vez mais impaciente.

Por: Marcela Costa
 

Atire a primeira pedra quem nunca desejou uma resposta para ontem sobre algum produto, ou atualizou frequentemente o status do pedido para saber se já estava chegando. 

Sabia que 88% das pessoas preferem marcas que mantêm os consumidores informados em todas as etapas da jornada de compra? Como a sua empresa lida com isso?

Confira, abaixo, alguns dados interessantes com dicas rápidas para transformar essa impaciência em satisfação.

1. O consumidor quer praticidade

Segundo uma pesquisa do Google, houve um aumento de 200% nas buscas com as palavras “aberto”, “agora” e “perto de mim” nos últimos dois anos. Com a rotina agitada, o consumidor precisa encontrar a solução desejada de forma rápida. Que tal explorar o seu horário de funcionamento flexível em anúncios locais? Além, claro, de mantê-lo sempre atualizado em todos os seus canais de comunicação. 

2. O consumidor quer pra ontem

A mesma pesquisa apontou 120% de aumento nas buscas por “rastrear pacote” nos últimos dois anos. Se a sua entrega é rápida, explore este diferencial em sua comunicação. Se o seu prazo não for tão competitivo, seja transparente! É importante deixar visível a previsão de entrega e a quantidade disponível em estoque, além de manter o cliente atualizado sobre o trajeto do pedido.

3. O consumidor quer respostas rápidas

O Google também mostrou 400% de aumento, nos últimos dois anos, em buscas por “SAC 24 horas”. É importante estar preparado para sanar as dúvidas dos clientes, mesmo que não possa estar disponível 24h. Opções não faltam: chat online, página de perguntas frequentes no site, atendimento via WhatsApp, monitoramento das redes sociais etc. 

Leia também: experiência do usuário pode determinar o sucesso do site.

4. O consumidor quer relevância

Embora 60% das pessoas esperem que as marcas entreguem as informações que elas precisam, menos da metade sente que as empresas fazem isso. Sua empresa pode usar a automação de anúncios com base nas pesquisas dos consumidores e também mostrar apenas produtos que realmente estão disponíveis, a fim de evitar frustrações.

Com o auxílio de uma empresa especializada em design, marketing e tecnologia, você poderá identificar e desenvolver as melhorias necessárias para atender melhor seus clientes. Marque um bate-papo conosco!