Como criar uma marca: dicas para você começar bem

Um papo sem burocracia, do ponto de vista da sua marca.

Por: Marcela Costa
 

Afinal, como criar uma marca de sucesso? Calma, a gente vai te ajudar. 

Neste nosso papo, não vamos falar sobre as burocracias de iniciar uma empresa, mas vamos incentivar algumas reflexões essenciais para sua marca se posicionar no mercado e se diferenciar da concorrência.

Sem dúvidas, a marca pode ser um dos ativos mais valiosos do negócio, quando pensada e cuidada com carinho. Vamos fazer isso?

 

Como criar uma marca:

Comece fazendo as perguntas certas

Primeiramente, é importante entender claramente o papel da sua marca.

Para construir uma marca duradoura, ela precisará entregar mais do que um produto ou serviço. Ela precisa gerar valor para quem a consome.

Veja o exemplo da Harley. Ela não oferece apenas uma moto. Ela proporciona um estilo de vida pelo qual as pessoas se apaixonam.

Outro ótimo exemplo é a Nike, que vende muito mais que um tênis. Ela oferece conforto para encarar desafios, encoraja o esporte. Entende?

A resposta está em você mesmo. Então, o que te motivou a começar este negócio? Qual é o seu sonho? Como você quer ajudar as pessoas?

Encontre a maneira de se diferenciar

As marcas se relacionam com pessoas. E todos nós, de modo geral, só dedicamos nosso tempo com algo e trazemos para nossa vida se nos identificamos, concorda?

Por essa razão, a marca precisa ter uma personalidade própria, assim como crenças e valores que inspirem o público. 

Sobretudo, ela deve mostrar propriedade sobre o assunto, consistência. Suas atitudes precisam ser coerentes, dentro e fora da empresa. Uma marca não pode se dizer sustentável e poluir o meio ambiente, né?

Então, como você pode contribuir com a sociedade e o mundo?

Que experiência você pode oferecer, que seja única e relevante para as pessoas? Mesmo se um dia mudar ou ampliar o portfólio continuará proporcionando isso?

Transformando seu propósito em identidade

Com a ajuda de especialistas, você poderá desenvolver o naming da sua marca, registrá-la para evitar quaisquer problemas e criar toda a identidade visual e verbal que ela terá. 

Marcas de sucesso têm cores e formas que remetem a elas, muitas aliás têm até músicas e aromas que as lembram. O “toquinho” da Motorola, por exemplo, é um clássico né?

São inúmeros os elementos que podem fazer parte da sua identidade, mas planejar a linguagem e o tom de voz, além dos elementos visuais, são cruciais para essa construção.

Leia também: Identidade visual e verbal – por que fazer certo da primeira vez

Construir sua marca é um processo contínuo

Acima de tudo, tenha em mente que a construção da sua marca vai além da criação de uma identidade visual e verbal. É um trabalho diário. 

Portanto, busque criar uma cultura corporativa, alinhada com seu propósito, que envolva e engaje todas as pessoas que se relacionam com sua marca. Desde a sua equipe e fornecedores até seus clientes e a comunidade ao redor.

Nunca abra mão da transparência. A proposta de valor da sua marca precisa ser percebida em tudo que ela faz, diz e oferece.

Vivemos na era digital, com consumidores atentos, exigentes, que trocam experiências sobre as marcas o tempo todo. A reputação que você vai construir nunca foi tão relevante.

 

Gostou das dicas de como criar uma marca? Então marque uma reunião virtual com a gente para falarmos sobre o seu negócio!