Você sabe, realmente, quem é seu cliente ideal? O conceito Buyer Persona, criado por Alan Cooper, ganhou notoriedade no marketing digital por expandir a ideia de público-alvo, visando um conhecimento mais profundo sobre as pessoas que consomem as marcas. Vamos entender isso melhor?
O que é buyer persona
Saber o seu público-alvo te dá um panorama importante, mas superficial, limitando-se em dados demográficos como gênero, idade e localização.
Já a buyer persona consiste em aprofundar esses dados, conhecendo também o lado sócio comportamental dessas pessoas.
Como criar a sua buyer persona
Para criar a sua buyer persona você vai precisar reunir o máximo de dados possível. Vale analisar as métricas das redes sociais, realizar entrevistas e criar questionários para aplicar com clientes fiéis ou em potencial.
Além das questões demográficas, é importante entender sua rotina, os hábitos de compra, seu estilo de vida, seus interesses e redes sociais prediletas por exemplo.
Com essas informações em mãos, será possível criar um personagem, com nome e características próprias, baseadas em tudo que você levantou para representar o seu público.
Como pode ajudar sua marca
Com a buyer persona definida será muito mais fácil e assertivo chegar à abordagem ideal para o seu público. Você saberá qual linguagem usar, quais assuntos abordar e o que esperam da sua marca para encantar e facilitar a vida dessas pessoas. Afinal, não é muito mais fácil conversar e engajar alguém que você conhece bem?
Conte com ajuda profissional
Uma equipe especialista em marketing digital poderá te ajudar desde a elaboração da buyer persona até a criação de conteúdos e estratégias digitais para atingir os seus objetivos comerciais e fidelizar clientes.
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E aí, gostou desse conteúdo? Vamos encontrar o seu cliente ideal?
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