4 Ações de Marketing Que Estão Bombando

As estratégias que realmente engajam, convertem e geram resultados.

Por: Alexandre Mutti
 

Oferecer uma experiência diferente e envolvente é uma das formas onde as marcas estão encontrando valor. A imersão engaja, converte e fideliza, transmitindo a mensagem e criando conexão com a marca. Além disso, as estratégias que oferecem recompensas, assim como o marketing viral e o marketing de conteúdo, também estão gerando resultados que vão além do lucro. Inclusive, o sucesso de algumas campanhas estão criando brand fans, como é o caso da Google ou Apple, e causando um rebranding de algumas outras, como é o caso da Dove, com sua campanha Real Beauty Sketches. Com tantas estratégias, cases e criatividade, vamos ver quatro exemplos que realmente estão bombando.

Outdoors Interativos

Os outdoors digitais vêm ganhando protagonismo, e as previsões de crescimento em seu uso nos próximos anos são altas. A tecnologia digital no marketing é o futuro. Um estudo da Nielsen mostra o poder desses outdoors em se conectar com o consumidor. Dos entrevistados no estudo, 75% lembram ver um anúncio em um outdoor digital no último mês, 55% lembram da mensagem, 22% mudaram seus planos para visitar a loja e 71% dizem que os outdoors são bem mais chamativos que os tradicionais.

Um exemplo disso é o da Virgin Trains, uma companhia de transporte ferroviário que usou dados de condições de estrada e tráfego do Google para personalizar seus outdoors em tempo-real. Em um dos outdoors lê-se “Por que levar a si mesmo à loucura?”. Outra ação, parte da mesma campanha, usou tecnologia de reconhecimento de veículos para entregar mensagens totalmente personalizadas em um semáforo de Newcastle: “Ei, condutor desse Ford prata, chega de ficar olhando pro sinal vermelho”, “Newcastle para Londres, 3 horas e 7 minutos”.

Campanha de marketing

Outro exemplo é o da Mazda. A fabricante de automóveis usou uma câmera escondida, detecção de público e software de reconhecimento de rostos para contar quantas vezes as pessoas “viram a cabeça” para ver o anúncio do novo modelo MX-5 RF.

Ideias

Influenciadores Digitais

Já sabemos que o boca-a-boca é uma das formas mais eficazes de propagar sua mensagem. O “buzz” gerado naturalmente e, principalmente, a indicação de produtos por influenciadores estão demostrando grande alcance. As pessoas confiam, admiram e, muitas vezes, copiam quem elas seguem. E o alcance desses influenciadores é enorme: alguns possuem milhões de seguidores em suas respectivas plataformas, fazendo com que a mensagem seja transmitida naturalmente para seguidores dispostos a vê-la.

Kéfera e Whindersson Nunes

Marketing de Experiência

O momento de tirar um novo Iphone da caixa, a experiência diferenciada que o consumidor tem em uma loja e o anúncio que engaja os nossos sentidos são estratégias que criam momentos positivos, lembranças, desejos. O estímulo dos sentidos, como do aroma ou toque, é uma ferramenta poderosa. Quando uma marca usa o marketing de experiência de forma eficaz, nos sentimos envolvidos, com vontade de consumir o produto.

Um exemplo disso é a ação promocional da Dunkin’ Donuts, que, em 2012, na Coréia do Sul, usou o aroma do café para promover seu produto nos ônibus da cidade quando seu jingle tocava. As lojas perto dos pontos de ônibus viram um aumento de 16% no número de consumidores e um aumento de vendas de 29%.

Marketing de experiência

Marketing de Recompensa

Este tipo de marketing já vem sendo usado há muito tempo, mas há algo novo sobre ele. As marcas estão buscando formas alternativas e criativas de recompensar o consumidor: não através de recompensas tradicionais, mas através de simples, porém úteis benefícios e vantagens. Um exemplo disso é o mobile game Trivia Crack (Perguntados), um jogo de perguntas e respostas. Ao errar uma pergunta, o jogador tem uma nova chance se ele assistir um anúncio. Aqui vai uma lição importante: oferecer algo valioso em troca de uma ação gera interesse e disposição a vê-la.

Trivia Crack

 
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