3 Líderes Que Desafiam o Status Quo

Grandes líderes têm imenso impacto. Entenda por quê.

Por: Alexandre Mutti
 

“Líderes nos auxiliam a fazer as coisas certas. Eles definem a direção, criam uma visão inspiradora e constroem algo novo. Liderar é mapear onde você precisa ir para vencer como uma equipe ou uma organização. É dinâmico, emocionante e inspirador.” – Mind Tools

 

Mark Zuckerberg, Bill Gates e Barack Obama são líderes com imenso impacto social, ético, econômico e tecnológico. Esses são líderes com voz e influência. Eles se encontram entre as pessoas mais ricas, influentes e poderosas do mundo – e com motivo.

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg é um programador, empreendedor e fundador do Facebook. Através do Facebook e da Iniciativa Chan Zuckerberg, Mark está focado no desenvolvimento do aprendizado, saúde, pessoas e comunidades.

Desde 2010, a revista Time nomeia Zuckerberg entre as 100 pessoas mais ricas e influentes do mundo. Além disso, Zuckerberg é a 10ª pessoa mais poderosa, segundo a Forbes. Sua história foi contada no aclamado filme A Rede Social, de David Fincher, com Peter Travers, da Revista Rolling Stones, dizendo que A Rede Social foi o filme do ano.

Bill Gates

Bill Gates é um magnata, investidor, autor, filantropo e fundador da Microsoft, uma das empresas mais valiosas do mundo. Gates tem um imenso impacto no planeta através da Microsoft e da Fundação Bill & Melinda Gates, a maior entidade filantrópica privada do mundo.

O magnata também é cofundador da The Giving Pledge, um acordo entre vários bilionários para doar, pelo menos, 50% de suas fortunas. Gates, a pessoa mais rica do mundo, com 86 bilhões de dólares, se comprometeu a doar 95%.

Gates é um influenciador e um líder. Em uma carta para os graduandos de 2017, Gates diz:

“Para ter grande impacto no mundo, eu consideraria três campos. Um deles é inteligência artificial. Nós apenas começamos a aproveitar todas as formas que a IA tornará nossas vidas mais produtivas e criativas. O segundo campo é energia, porque torná-la limpa, acessível e confiável será essencial para combater a pobreza e as mudanças climáticas. O terceiro campo é a biociência, que está madura com oportunidades para ajudar as pessoas a viver vidas mais longas e saudáveis.”

Barack Obama

Carismático, inteligente e influente, o 44º presidente dos EUA trouxe fortes mudanças a um país culturalmente e politicamente dividido. Obama liderou os EUA durante a Grande Recessão, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2009, introduziu Obamacare e viabilizou o Acordo de Paris.

Durante sua presidência, Obama experienciou divisão ideológica e partidária, mas o país cresceu e sua mensagem ressoou. Seu tweet no começo de agosto se tornou o mais curtido de todos os tempos, com mais de 4.2 milhões de curtidas.

Para alguns, Obama será lembrado como um dos grandes presidentes do país. Para Gemma Cartwright, nunca, na história, existiu um líder como Obama:

“Nunca existiu um líder mundial mais carismático… e não acho que existirá novamente. Enquanto só carisma não traz mudanças positivas no governo, essa qualidade é mais poderosa do que você pensa. Era o jeito equilibrado e envolvente de Obama que fazia as pessoas sentar e prestar atenção. Ele foi respeitado porque ele exigiu respeito. Obama também tinha um jeito acolhedor e realista que muitas vezes não se vê no governo. Quando ele falava, você ouvia. Mesmo se você não concordasse com o que ele dizia, era preciso respeitar sua capacidade de passar sua mensagem.”

Há tantos líderes transformando o status quo. Elon Musk, Jeff Bezos, Tim Cook, Justin Trudeau e Melinda Gates são alguns deles.

Quer ficar por dentro de tudo sobre Mark Zuckerberg, Bill Gates e Barack Obama? Siga-os no Facebook.

 

 
Tags: