Varejo na pandemia: 4 reflexões sobre o consumo

Analise conosco alguns dados atuais e as expectativas do consumidor.

Por: Marcela Costa
 

Como pode agir o setor de varejo na pandemia? Desde o anúncio da Covid-19, o mundo que conhecíamos virou de cabeça para baixo, trazendo grandes desafios e exigindo que tanto as pessoas quanto as marcas se reinventem. Pensando nisso, reunimos alguns dados sobre o consumo na atualidade para refletirmos juntos.

Varejo na pandemia: impactos no comportamento do consumidor

Com base nas estatísticas do Google Surveys, do início das medidas de distanciamento social e fechamento dos comércios até então, é possível identificar diferentes “fases” na mudança de comportamento dos consumidores. 

Primeiro, nos deparamos com uma busca desenfreada por álcool em gel, papel higiênico e sabão. Em seguida, veio a grande preocupação com itens alimentícios, aumentando o volume de compras. Itens de “sobrevivência”.

Com a prolongação da quarentena, aumentaram as buscas por itens de entretenimento, como livros, streaming e consoles. Com a adaptação à nova rotina, retomou-se a busca por itens de decoração, home office e exercícios indoor, a fim de melhorar o bem-estar dentro de casa. 

Por fim, é possível notar uma maior preocupação com a autoestima. Os produtos antes deixados de lado voltaram a ganhar espaço, como itens de beleza e vestuário confortável.

Como a sua marca pode fazer a diferença neste momento?

Em meio à uma situação nunca vista, não há respostas precisas, mas algumas boas práticas podem ajudar na relação com os consumidores, justamente observando suas necessidades e expectativas.

1. Ajude como puder

Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope, os consumidores esperam que as marcas deem o exemplo durante a pandemia. Existem várias maneiras de demonstrar isso ao consumidor: informando as medidas de segurança, protegendo seus funcionários, fazendo doações, ajudando na conscientização, ampliando o suporte nos canais de atendimento, oferecendo descontos, entre outras. 

Outro dado interessante, em um levantamento do Google, mostra que os brasileiros confiam mais nas empresas do que no próprio governo (58% contra 28%). Procure fazer o seu papel social da maneira que for possível!

2. Facilite a vida do seu cliente

Em uma pesquisa do Google, em parceria com a MindMiners, 44% dos entrevistados durante esse período de quarentena esperam que as empresas facilitem os processos de compra. Neste contexto, vemos a adoção de delivery, novas condições de pagamento, descontos para compras antecipadas, atendimento virtual, entre outras ações.

Em outro levantamento, realizado pelo Google Surveys, 16% dos entrevistados disseram ter dificuldade para comprar online por não ter um cartão de crédito. Nota-se que muitas pessoas desconhecem outras formas de pagamento possíveis pelos meios digitais, que você pode esclarecer em sua comunicação.

Outra reclamação de 39% desses entrevistados é o tempo de entrega muito longo. Com o aumento da demanda, obviamente os prazos foram afetados, mas fica a reflexão se de alguma maneira sua empresa pode agilizar esse processo.

3. Mergulhe de cabeça no digital

Ainda na pesquisa do Google com a MindMiners, foram apontadas as atividades que as pessoas mais sentem falta: 52% tem saudade de encontrar os amigos, 42% de ir às compras e 40% de frequentar bares e restaurantes (sendo possível escolher mais de uma resposta). Em todas elas, fica evidente o desejo do brasileiro por socialização. É por isso que o isolamento gerou um aumento na utilização de redes sociais, vídeos e aplicativos de mensagem.

É o momento de reforçar a comunicação e o atendimento através do digital, onde ferramentas como Youtube, IGTV, Stories e WhatsApp ganham força.

4. Prepare-se para o futuro pós-pandemia

Uma pesquisa realizada pelo Google Surveys levantou quais comportamentos de consumo vieram para ficar. As respostas chamam a atenção: 37% continuará comprando em loja virtual, 32% continuará comprando por aplicativos, 27% continuará optando por aplicativos de entrega, 25% continuará comprando por WhatsApp para receber em casa, 34% continuará comprando em lojas físicas e 11% seguirão comprando por revendedores/catálogos. Vale lembrar que era possível escolher mais de uma opção de resposta.

As lojas físicas continuarão tendo seu importante papel, devido à toda a experiência envolvida. Entretanto, é fato que as ferramentas virtuais vão ganhar mais relevância e familiaridade entre os consumidores. Aposte nisso!

Outro dado interessante é que 23% dos entrevistados desejam comprar mais de pequenos lojistas, a fim de ajudar o comércio local a se reerguer.

Leia também: Coronavírus – soluções digitais que têm ajudado as empresas.

Esperamos que esses dados e reflexões ajudem a sua empresa de alguma forma! Também convidamos você a continuar esse bate-papo, pensando em soluções de marketing digital que podem contribuir nesse momento e além! Fale com a gente.