O Que Aprendi Assistindo 150 Horas de Palestras TED

Por: Alexandre Mutti
 

* Este post é uma tradução do artigo What I Learned Watching 150 Hours of TED Talks, de Carmine Gallo, para a Harvard Business Review.

O que cria uma excelente apresentação – o tipo que atrai a atenção das pessoas e as leva a agir? As palestras TED certamente se tornaram referência nos últimos anos: a HBR até pediu a Chris Anderson, fundador do grupo, para oferecer lições aprendidas nas três décadas em que ele executou os eventos da TED.

Mas experiência e intuição são uma coisa; dados e análises são outra. O que poderíamos aprender ao assistir as palestras TED mais bem-sucedidas dos últimos anos (150 horas), conversar com vários palestrantes e compartilhar as descobertas com neurocientistas que estudam persuasão? Eu fiz exatamente isso, e aqui está o que aprendi.

TED Talks

Use emoção. A conversa TED de Bryan Stevenson, “Precisamos falar de uma injustiça,” recebeu a maior aclamação na história do evento. Bryan Stevenson é um advogado de direitos civis que ganhou o caso da Suprema Corte Miller v. Alabama, que proíbe sentenças de prisão obrigatória sem condicional para menores condenados por homicídio. Este é um homem que sabe como persuadir as pessoas.

Eu dividi o conteúdo da palestra de Stevenson sobre as três áreas de persuasão de Aristóteles. Apenas 10% caíram sob “ethos” (realce na credibilidade do falante); 25% caíram na categoria “logos” (dados, estatísticas) e um total de 65% foi categorizado como “pathos” (emoção, histórias). Em sua palestra de 18 minutos, Stevenson contou três histórias para apoiar seu argumento. A primeira foi sobre sua avó, e quando perguntei por quê, a resposta foi simples: “Porque todos nós temos uma avó.” A história foi sua maneira de estabelecer uma conexão imediata com o público.

Histórias que causam emoção são as que melhor informam, iluminam, inspiram e movem as pessoas a agir. A maioria das conversas diárias no local de trabalho são pesadas em dados e leves em histórias, mas você precisa de histórias para reforçar seu argumento. Então comece a incorporar mais anedotas – de sua própria experiência ou sobre outras pessoas, histórias e marcas (tanto sucessos quanto fracassos) – em suas conversas e apresentações.

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Seja inovador. Todos nós gostamos de ver e ouvir algo novo. Uma dica que a TED dá aos seus palestrantes é entregar informações que sejam únicas, surpreendentes ou inesperadas – inovadoras.

Em sua apresentação TED de 2009 sobre o impacto da malária nos países africanos, o co-fundador e filantropo da Microsoft, Bill Gates, chocou o público quando abriu um frasco de mosquitos no meio da sua palestra. “A malária, é claro, é transmitida por mosquitos,” disse ele. “Eu trouxe alguns aqui para que você possa experienciar isso. Eu vou deixar estes vagarem ao redor do auditório. Não há razão para que apenas as pessoas pobres tenham esta experiência.” Ele assegurou a sua audiência que os mosquitos não estavam infectados – mas só depois que a trama prendeu a atenção de todos e os atraiu para a conversa.

Como o neurocientista Dr. A.K. Pradeep diz, nossos cérebros não conseguem ignorar o novo. “Eles são treinados para procurar algo brilhante e original, algo que se destaca.” Pradeep entende disso. Ele é um pioneiro na área de neuromarketing, estudando propagandas, embalagens e design para grandes marcas lançando novos produtos.

No trabalho, seu ouvinte (chefe, colega, clientes) está se perguntando: “Esta pessoa está me ensinando algo que eu não sei?” Então, introduza material inesperado, surpreendente ou ofereça uma nova e autêntica solução para um velho problema.

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Realce o visual. A conversa TED de Robert Ballard em 2008 sobre a descoberta do Titanic, 2,5 milhas abaixo da superfície do Atlântico, continha 57 slides sem palavras. Ele mostrou fotos, imagens e animações da vida sob o mar, sem uma palavra de texto, e o público amou. Por que você entregou uma apresentação completa em fotos? “Porque eu estou contando histórias; não dissertando,” Ballard disse.

Pesquisas mostram que a maioria de nós aprende melhor quando a informação é apresentada em imagens e texto ao invés de apenas texto. Quando as idéias são entregues verbalmente – sem imagens – o ouvinte retém cerca de 10% do conteúdo. Adicione uma imagem e a retenção sobe para 65%.

Para a sua próxima apresentação do PowerPoint, abandone os blocos de notas e os pontos-listas a favor de elementos de design visualmente mais intrigantes. Mostre fotos, animações e imagens que reforçam seu tema. Ajude as pessoas a se lembrar da sua mensagem.

Carmine Gallo é o autor de “Talk Like TED: The 9 Public Speaking Secrets of the World’s Top Minds.”

 
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