Nossa habilidade em promover nossos produtos e serviços é o que traz engajamento, influência, sucesso. Qualquer empreendedor já pensou, pelo menos um pouco, nos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), mas o processo de marketing é enorme. Consciência de micro e macroambiente, pesquisa, segmentação, posicionamento, comunicação e ciclo de vida de produto fazem parte de um bom plano de marketing.
Definição
Marketing é o estudo e a gestão da compra e venda de produtos. A Associação Americana de Marketing define o termo como “o campo, conjunto de instituições e processos que criam, comunicam, entregam e comercializam ofertas que têm valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade.” Marketing, então, vai desde ações promocionais e pesquisas a vendas.
Entender sua história nos ajuda a entender seu presente. O marketing é tão antigo que há evidências de propaganda, branding e embalagens na antiguidade. O pai do marketing moderno é Philip Kotler, que criou uma disciplina. A partir daí, todas as empresas começaram a implementar conceitos e estratégias de marketing em suas operações. Hoje, a grande maioria dessas empresas tem um foco no consumidor, ou seja, é orientada para o marketing.
Etapas
Os 4 elementos básicos que compõem qualquer estratégia de marketing são os 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção). O modelo pode ser usado para definir a melhor maneira de ofertar um novo produto no mercado ou testar uma estratégia de marketing já existente. Estudar, definir e detalhar os 4 Ps não é tarefa simples. Como Mind Tools diz, “se você define apenas um elemento errado, sua estratégia pode resultar em desastre. Você pode acabar promovendo um carro com uma incrível eficiência de economia de combustível em um país onde o combustível é barato, ou publicar um livro depois do começo do novo ano escolar, ou vender algo com um preço muito alto – ou muito baixo – para atrair as pessoas que você pretende alcançar.”
Ao definir os 4 Ps, o plano de marketing deve expandir, definindo o posicionamento, necessidade de pesquisa, metas, estratégias, etc. À esta altura, já temos uma grande quantidade de dados sobre a empresa; seu impacto social, econômico e tecnológico; se a segmentação do público é geográfica, psicográfica, demográfica ou comportamental; o mix promocional que traz mais resultados; etc.
Assim, vemos que a gestão de marketing deve ser minuciosa. Para determinar o preço, o empreendedor e o profissional de marketing devem estudar os custos, mercado, concorrência, marca e a qualidade do produto. Para determinar estratégias, eles devem eleger uma (ou várias) entre 52. E para crescer, eles devem estar atentos às tecnologias, como Google tools, apps, big data, entre muitas outras.
Finalidade
Por fim, o objetivo do marketing é promover e vender. Cada estratégia procura ressoar com o público-alvo, atingir seu objetivo, evitar saturação e erro de targeting. Como diz a frase mais consagrada no campo, “a estratégia de marketing deve colocar o produto certo no lugar certo, com o preço certo, na hora certa.”
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