A experiência do cliente determina o sucesso do site

A experiência de navegação interfere na decisão do cliente em permanecer no site ou não.

Por: Marcela Costa
 

Qual é a experiência do cliente ao acessar seu site?

No último post do blog falamos sobre a importância de um site responsivo. Para dar sequência a este bate-papo, trazemos algumas dicas sobre User Experience, um importante conceito que deve reger a construção da sua página na web.

A essência deste conceito é entender como o público navegaria pelo site, loja virtual ou aplicativo, e quais mecanismos ajudariam a tornar sua experiência a mais simples e positiva possível.

Da mesma maneira que uma loja se preocupa com os detalhes no ponto de venda, desde uma vitrine atrativa até a perfeita setorização dos produtos, hoje é preciso tornar o ambiente virtual tão convidativo e agradável quanto o ambiente físico.

Isso por que as pessoas recorrem cada vez mais à praticidade da internet. O Brasil, por exemplo, está em terceiro lugar entre os países que passam mais tempo conectados, com uma média de 9 horas e 14 minutos por dia (Hootsuite).

Confira a seguir algumas diretrizes que tornarão o seu site realmente eficiente na comunicação com seus clientes.

Organização estratégica do conteúdo

A chamada arquitetura da informação não pode ficar de fora. Este é o primeiro passo para o desenvolvimento de um site e o que mais impacta à usabilidade no final, quando o cliente navega.

Trata-se da organização de menus, páginas, formulários e todo o trajeto que o cliente fará no site. Tudo pensado para que ele encontre o que procura da forma mais fácil e ágil possível.

Site desenvolvido para a ADA TINA.

Site desenvolvido para a ADA TINA.

Estética agradável aos olhos

Como dizem, a primeira impressão é a que fica. Quando acessamos um site moderno, com imagens e elementos atrativos, já passamos a enxergar a empresa de forma positiva. Aqui, podemos incluir a legibilidade do texto, se a fonte tem tamanho e corpo agradáveis para a leitura.

Ações intuitivas e práticas

Os formulários têm papel importante para o negócio, gerando um cadastro ou contato em potencial com informações valiosas para a empresa. Porém, deve ser usado com sabedoria e moderação, solicitando poucos e estratégicos dados, para não cansar o cliente e dispersá-lo.

Site desenvolvido para a ADA TINA.

Site desenvolvido para a ADA TINA.

Informação de qualidade e útil

E de que adianta um site bonito e organizado se o conteúdo inserido não for claro e relevante para quem o acessa? Além de abordar informações úteis, é importante utilizar títulos que ajudem o cliente a chegar mais rápido ao que deseja saber, além de call to actions que incentivem outras ações para permanecer por mais tempo no site.

Fluxo de interação claro e direto

O fluxo de interação é uma espécie de mapa que prevê os diferentes caminhos a serem percorridos no site, para que a pessoa sempre saiba onde está e os outros passos que pode tomar durante a navegação. Com isso, economizamos o tempo do usuário e evitamos que se sinta perdido.

Aposte na experiência do cliente!

Boas experiências podem estimular boas taxas de conversão, boas avaliações nas redes sociais, além de despertar a famosa propaganda boca a boca, pois um cliente feliz, no momento oportuno, também indica!

Agora que você sabe a importância de aplicar o conceito de experiência do cliente no site da sua empresa, entre em contato conosco e conte com uma equipe dedicada ao sucesso do seu projeto.