“Eu tive sorte de estar com 20 anos quando a Revolução Digital começou. Paul Allen e eu tivemos a chance de ajudar a moldá-la.” – Bill Gates
Bill Gates, magnata, investidor, autor e filantropo, foi um player chave na Era Digital. Gates criou a Microsoft, uma das maiores empresas tecnológicas, e introduziu PCs e internet às nossas casas. Claro, o digital ainda não era a enorme rede tecnológica que é hoje, mas se transformou, e moldou uma revolução.
Segundo o Index of Visual Networking da Cisco, a internet está na Era do Zettabyte. Em 2016, o volume de dados na web chegou a 1.1 zb, ou seja, ≈ 1.1 trilhões de gigabytes. Esse volume trouxe milhares de plataformas e ecossistemas digitais e produziu uma forte onda de acesso, conhecimento e tecnologia, a Revolução Digital.
Para entender sua dimensão, pense no livre acesso à enorme quantidade de informação (Google, Wikipedia, blogs), nas formas de comunicação e atendimento de um estabelecimento (Facebook, Four Square, IFood), no controle de processos e volume de dados (big data, automação, seleção demográfica), nos websites, lojas virtuais, tours 360 e QR codes, e nos outdoors digitais, photoshop, GPS e smartphones.
Marketing Digital
O Digital transformou. Cada área, setor e profissão começou a usar ferramentas digitais em seus processos. No marketing, as empresas estão, cada vez mais, focando em estratégias digitais (SEO, e-commerce, aplicativos, etc.) Desde a invenção do smartphone, vimos uma explosão de apps nas lojas on-line. Segundo a statista, há 2.8 milhões de apps no Google Play e 2.2 milhões na Apple Store.
Está muito claro. Na Era Digital, a forma de se comunicar, vender e comprar mudou. Um exemplo disso é o uso do digital no Marketing de Experiência. Várias lojas estão investindo em espaços interativos digitais para estimular experiências sensoriais e emotivas, e a Amazon, com seu modelo de loja Amazon Go, pretende eliminar os caixas e as filas de espera na hora das compras.
Integração e timing no Marketing Digital
A integração e o timing são dois outros aspectos valiosos. Cada plataforma, ferramenta e aplicativo digital conversa entre si e, de certa forma, evolui, trocando dados, customizando de acordo com seus hábitos e criando uma rica integração. E o outro aspecto, o timing, oferece às marcas a possibilidade de dialogar e agir no momento exato. Por exemplo, durante um blackout na partida do Super Bowl XLVII, a Oreo aproveitou o momento para retratar sua bolacha no apagão através de um anúncio nas redes sociais. A ação, criada em minutos para aproveitar o timing, viralizou.
Foco no digital
Vendo tudo isso, a Black Magenta está apostando forte no digital. Para conseguir o clique, um dos nossos mais recentes projetos foi a loja virtual da Iven. Clique abaixo para explorá-la. E se desejar, explore também nossos trabalhos para a MPolitano e VSC.