Por que os negócios fecham? Na maioria das vezes, porque o dinheiro acaba. Empreendedores alocam incorretamente verbas, subestimam custos operacionais e fecham. De fato, “metade dos negócios fecham as portas depois de 5 anos de operação,” diz Keith Speights, em um artigo da USA Today. OK, mas por que isso acontece tanto? Bem, parte do problema está na falta de planejamento. Empreendedores desprovidos não duram contra a concorrência preparada, provando que planejamento, processos e estratégias vencem.
O Plano
Um negócio é cheio de riscos e desafios, mas podemos reduzi-los, criando planos, estratégias e processos. Nossa base é o PN (Plano de Negócios). Um PN contém os pilares mais importantes de uma empresa.
Processos
As áreas principais, como vendas, atendimento ao cliente, marketing e comunicação interna, precisam de estratégias e processos. Planos de Negócios já contêm muita informação sobre como tudo deve funcionar, mas é à medida que trabalhamos e evoluímos que tudo ganha forma e eficiência. Neste momento, processos devem ser criados, gerenciados e melhorados, então crie uma cultura que incentive mudanças, testes e desenvolvimento. Crie processos de criação, RH, tecnologia da informação ou qualquer outro campo de muito valor para sua empresa. Diversos métodos e técnicas foram criadas para auxiliar na criação de estratégias e processos. Objetivos SMART, Círculo Dourado, Processo OGSM são só alguns. E há também várias ferramentas.
Conclusão
Qualquer empreendedor quer baixar custos e aumentar o desempenho da sua empresa. E é para isso que processos existem. Processos mostram como as coisas devem ser feitas e o que deve ser alcançado – assim, funcionários fazem mais em menos tempo. O processo de desenvolvimento de produtos da Apple, por exemplo, é frequentemente citado como um dos melhores do mercado.
Com tudo isso, vemos que o empreendedor – que planeja, documenta, segue modelos e cria processos – enxerga o que funciona, aloca verbas de forma correta e, com visão de negócio, cria estratégias e produtos que funcionam. Então defina, calcule, documente e idealize, porque isso é o que transforma e constrói grandes empresas.