Divulgada na semana passada, nossa primeira entrevista interna explorou um pouco sobre negócios, marketing e design. Agora vamos falar sobre o futuro disso tudo. Qual é o futuro do marketing? Como as agências publicitárias se adaptarão às mudanças? Há revoluções à vista?
Prontos?
Quais serão as maiores mudanças na nossa área nos próximos anos?
Joy Rossi: No marketing, sempre foi essencial levar em consideração o comportamento do consumidor e adequar-se aos seus novos hábitos de consumo. Cada vez mais, o marketing será feito de fora para dentro, a partir da opinião dos consumidores. Esse é o marketing da empatia, da colaboração, da identificação, da relevância e do conteúdo útil para o cliente.
Toda e qualquer corporação, independente do seu porte, precisa adaptar-se às tendências do mercado e aos avanços tecnológicos. Já estamos vivendo a transformação digital, porém, é certo que será cada vez mais aprimorada, eficiente e acessível. Além disso, no mundo do marketing as principais tendências tecnológicas visam melhores performances, otimização e assertividade. Entre essas tendências, estão:
– Otimização de processos e operações dentro da empresa, trazendo agilidade, segurança e eficiência através da automação.
– Coleta de dados de usuários como guia para a compreensão do comportamento na rede, utilizando Big Data.
– Aplicações cada vez mais próximas a um ser humano real, através da robótica e inteligência artificial.
– Redução de custos, aumento da confiabilidade, produtividade, desempenho e de velocidade com o uso da computação de nuvem.
– Inúmeros novos aplicativos para que indivíduos e corporações possam utilizar no dia a dia, de acordo com suas necessidades.
– Tecnologias vestíveis que já vão muito além do Google Watch e Glass.
– Aprimoramento da experiência do consumidor e da percepção das suas reações e preferências, através de ferramentas como personalização, segmentação da audiência, monitoramento nas redes sociais, SAC 2.0, remarketing, customer success.
– Novos modelos de negócios e de gestão surgirão a medida que essas novas tecnologias se tornarem ainda mais acessíveis e compreendidas.
Vivemos na Revolução Digital, que começou em torno de 1960. Você acredita que estamos à beira de uma nova revolução? Por quê?
Fernando Aléscio: Gosto muito da comparação que Elon Musk fez em uma entrevista recente quando ele fala sobre realidade simulada. Ele comparou a evolução do primeiro jogo de video game lançado no início dos anos 70 com o que temos hoje disponível no mercado. Uma evolução nunca antes experimentada, desde que temos registros, pela sociedade moderna.
Dentro desse pensamento, eu acredito que novas “revoluções digitais” nascem a todo momento, umas maiores, outras menores. É certo, pelo menos para mim, que os próximos anos nos reservarão boas notícias, principalmente na área da saúde e energia. Para termos uma noção do que vem pela frente, podemos observar os avanços que inteligências artificiais como Watson estão fazendo.
Espero ansiosamente pela auto suficiência recursiva da tecnologia, onde ela mesma conseguirá sugerir melhorias para se tornar cada vez melhor e mais rápida.
O mundo dos negócios evolui a todo momento. É uma evolução que cria novas indústrias, muda modelos e implementa novos recursos e ferramentas. Você acredita que o modelo de agência publicitária continuará o mesmo?
Alexandre Mutti: Não. Nós já estamos experienciando grandes mudanças. Vejo 4 tendências trazendo transformações no modelo atual:
– As agências que expandem seus serviços vencerão. Antes, agências eram responsáveis por anúncio bonito. Hoje, além de estratégias e métricas, agências são responsáveis por e-commerce, relações públicas, desenvolvimento de produtos, etc.
– Agências estão convergindo com consultorias. Gigantes de consultoria, como Deloitte e Accenture, adquiriram várias agências nos últimos anos, e a WPP, por outro lado, adquiriu a Marketplace Ignition há alguns meses.
– Estratégia é chave. Segundo uma pesquisa da Money, raciocínio estratégico é a habilidade mais valiosa no mercado de trabalho. Então, para o publicitário, isso não é diferente. Qual é a melhor estratégia? Merchandising? Storytelling? Marketing de conteúdo? Marketing de causa? Agências que entendem onde investir entregam verdadeiras e impactantes soluções estratégicas.
– Quem dá ênfase na interpretação de dados sairá na frente. A internet está na Era do Zettabyte – filtrar e entender o que está ao nosso dispor traz enorme vantagem competitiva. O foco em dados proporciona insights valiosos. Recentemente, a Harley Davidson usou Inteligência Artificial para interpretar uma enorme quantidade de dados e aumentou as vendas em 2930%.
Assim como você, a Black Magenta procura se adaptar, da melhor forma possível, para entregar o que nossos clientes mais buscam e precisam. Oferecemos estratégias, conteúdo free e muito mais. Por quê? Por causa de crescimento macroeconômico. Quando empresas crescem, a economia cresce.