3 Etapas Para se Tornar um Profissional Melhor

Introspecção, Caráter e Inteligência Emocional nos Negócios

Por: Alexandre Mutti
 

Robert J. Sternberg diz que a inteligência humana é triárquica, ou seja, é dividida em inteligência analítica, criativa e prática. Ele chama isso de Triárquica Teoria da Inteligência. A inteligência analítica, por exemplo, é sua capacidade de processar informação e solucionar problemas complexos, e a inteligência prática é sua habilidade de realizar tarefas do dia a dia e colocar em prática seu conhecimento para influenciar e mudar o mundo. Explico isso porque há uma forte onda de ideias sobre a importância de conhecer a si próprio e trabalhar de forma eficiente. Vemos muito sobre introspecção, valores e QE (Quociente Emocional) no cenário corporativo global, mas vemos pouco disso na mídia brasileira. Por quê? Como acredito que explorar esses 3 tópicos vai te trazer enorme valor profissional, vamos mergulhar nisso agora mesmo.

Encontrando o EU

Como já dito, a importância da introspecção vem sendo, cada vez mais, ressaltada e explorada nos negócios. Introspecção é a observação e análise de seu próprio estado mental e emocional, processos, qualidades, valores. Você é uma pessoa metódica, ambivertida ou aberta a experiências? Quais são seus valores? O Big Five, ou Modelo dos Cinco Grandes Fatores, é um ótimo instrumento que classifica as pessoas em 5 dimensões.

Definindo seus valores

“Um valor é algo que você acredita ser mais importante que qualquer outra coisa – mais importante que dinheiro, mais importante que amor, e até mais importante que felicidade.” – Dennis Prager

Valores te moldam em quem você quer se tornar. Eles te dão clareza e foco. Eles devem te guiar em cada decisão e te ajudar a encontrar propósito. Imagine uma pessoa que, a cada decisão, age com base nos valores abaixo.

Tabela

Desenvolvendo o QE (Quociente Emocional)

O QE, ou inteligência emocional, é sua capacidade de entender suas emoções e as emoções dos outros – e agir de acordo com essas informações. Comunicação verbal, não verbal e empatia têm papéis importantes aqui. Estudos mostram que alta inteligência emocional está ligada à saúde mental, performance de trabalho e liderança. Daniel Goleman, autor e psicólogo, divide a inteligência emocional em 4 domínios:

Tabela de IE

No artigo “O Que Cria Um Líder,” da Harvard Business Review, Goleman ainda diz:

“Os líderes mais eficazes são todos iguais de uma maneira crucial: todos têm um alto grau de inteligência emocional. Não é que QI e habilidades técnicas são irrelevantes. Elas importam, mas são requisitos de nível de entrada para cargos executivos. Minha pesquisa, acompanhada a outros estudos recentes, mostra que a inteligência emocional é uma condição importantíssima da liderança. Sem ela, o profissional pode ter o melhor treinamento no mundo, uma mente incisiva, analítica e cheia de idéias inteligentes, mas ele ainda não será um grande líder.”

Sim, para liderança, QE é instrumental – mais que QI. Alguns dizem que QI faz você cursar a escola, e QE faz você cursar a vida. Mas lembre-se que não é só um ou o outro que vai te trazer sucesso profissional. Lembre-se do contexto de cada situação, da Triárquica Teoria da Inteligência e do fato de que sucesso é o resultado de muitos fatores.

Quer se tornar um ótimo profissional e um grande líder? Siga o 3 passos deste post! Faça o teste Big Five (disponível somente em inglês)! Monte sua própria tabela usando esta lista de 250 valores! E desenvolva seu QE! 

 
Tags: