Visual merchandising é a organização e o design de bens, produtos e espaços, com o objetivo de expô-los e realçá-los em uma loja, melhorando a experiência e estimulando a compra. Visual merchandising envolve o layout da loja, vitrines, displays, som ambiente, iluminação, aroma, etc. É uma importante parte do marketing, da identidade da marca e da experiência do consumidor.
Layout
A arquitetura da loja é importante porque é responsável pelo fluxo das pessoas, possibilitando que você guie o consumidor pela loja. Planta reta, diagonal, angular, geométrica e mista são alguns exemplos. “Lembre-se, o layout da loja conduz o marketing indireto, direciona o consumidor e define a sensação geral da loja, então merece muito planejamento,” diz Krista Fabregas.
Vitrines
Usada para expor produtos, as vitrines são um convite à loja, por isso, são usadas para expor os produtos de maior destaque e capturar o espírito da marca. Em cada vitrine, há uma decoração bem traçada, com elementos e cores que projetam a proposta da loja.
Displays interiores
Usados para a exposição de produtos, os displays interiores são estruturas compartimentadas, bem trabalhadas e, muitas vezes, iluminadas.
Manequins
Com diversas aplicações, os manequins são usados por lojas, em larga escala, para a exposição de roupas. Experts alertam que seu design nunca deve parecer tão humano devido ao fenômeno do Vale das Estranhezas.
Ponto de compra (point of purchase)
Displays de produtos no ponto de compra (local perto do caixa) são ótimos para as vendas. Essa tática explora a compra por impulso. Por exemplo, o consumidor não pretendia comprar uma barra de chocolate, mas comprou porque o desejo de compra foi despertado. O ponto de compra instiga na hora certa e no lugar certo. O consumidor está no caixa, esperando, olhando ao redor e aí vê várias opções de produtos pertinentes.
Som ambiente
São muitos os efeitos psicológicos que as músicas proporcionam. Músicas definem o tom do lugar, influenciando o humor e a disposição das pessoas. E outra, todo mundo gosta de música.
Iluminação
Uma boa iluminação dá destaque, criando uma atmosfera única, que relaxa ou estimula, acolhe ou provoca. Uma boa iluminação realça cores, formas e objetos de forma estratégica, com luz difusa, direta ou indireta, lâmpadas LEDs, halógenas ou fluorescentes. O estudo, ou aplicação da iluminação artificial, é conhecido como luminotécnica.
Aroma
Usar aromas de forma certa e estratégica atrai. Cheiros estão intimamente ligados a emoções e memórias, trazendo bons sentimentos como felicidade. O cheiro de um pãozinho feito na hora, de uma boa fragrância ou de um novo carro é um deleito, concorda? Starbucks, por exemplo, usa música ambiente e um aroma de café irresistível, criando uma atmosfera harmônica e muito agradável.
Sinalização
Uma boa sinalização informa, alerta e realça o que é necessário. Por exemplo, geralmente há sinalização de descontos, alas de produtos, banheiros e saídas de emergência para facilitar a experiência do consumidor e o atendimento do funcionário.
Experiência In Store
Muitas marcas estão inaugurando lojas de experiência, onde consumidores podem visitar, assistir uma tela, testar produtos e interagir com o mundo da empresa, enfim, aproveitar alguns mimos. Apple, Samsung e Nike são alguns exemplos que estão criando esses espaços para buscar o “UAU” do consumidor.
Conclusão
Se há uma expressão que deveria se tornar Expressão do Ano no marketing é “experiência de compra.” E a importância do visual merchandising para a experiência é inquestionável. Como Guinevere Orvis diz em um artigo: “As lojas têm muito a considerar ao criar a atmosfera certa para os produtos e serviços que estão vendendo. Local, décor, empregados, iluminação, arte, temperatura, música… tudo se junta para criar uma experiência de marca imersiva.”