Você já ouviu falar do redesign de marca? Basicamente, é a atualização da identidade visual de um negócio, produto ou serviço.
A identidade visual é como a marca se apresenta ao mercado, por isso é tão importante que esteja sempre alinhada com os objetivos e estratégias comerciais, evoluindo junto com a empresa.
A seguir, ajudaremos você a identificar qual o melhor momento para considerar um redesign e quais cuidados tomar em sua decisão.
Como saber se chegou a hora
Afinal de contas, em quais momentos o redesign costuma ser feito?
Essa é uma decisão estratégica, que pode ser motivada pela simples necessidade de tornar a marca mais contemporânea ou refletir mudanças internas, como o crescimento da empresa ou expansão para novos mercados e públicos. Em casos extremos, o redesign pode ajudar a melhorar a reputação da marca e promover uma nova guinada quando as coisas não vão bem.
Cuidados que você deve ter
Certo, vamos imaginar que você analisou o cenário e concluiu que é o momento para fazer o redesign de marca. O primeiro cuidado é evitar mudanças radicais, que dificultem a associação da nova identidade com a sua empresa. O ponto-chave dessa reformulação é trazer novos valores e modernidade, mas sem abandonar seu histórico.
Outro cuidado importante é evitar modismos. Ok, você quer deixar sua marca atual, mas lembre-se que ela não pode ser inconsistente e mudar o tempo todo.
É comum que, neste processo, você busque inspiração em outras empresas do seu segmento, mas tome cuidado para não seguir os mesmos caminhos. Além de correr o risco de plágio, ela pode passar batido em meio à concorrência em vez de se diferenciar.
Leia também: lembre-se design é investimento
Exemplos de redesign de marca
• Laggio Massas
O Laggio é um restaurante de massas, presente em Americana e Nova Odessa desde 2012, onde você pode montar o prato do seu jeito. Visando modernizar sua identidade e agregar valor ao produto, nossa equipe realizou o redesign de marca.
Em nossa proposta, a paleta de cores ganhou novos tons, a tipografia ficou mais harmônica e o símbolo, que permaneceu, ganhou um visual mais despojado.
• Carnevalli
Com mais de 50 anos na indústria brasileira, a Carnevalli se destaca como líder em equipamentos industriais na América Latina. O redesign de marca veio no intuito de revitalizar a imagem da empresa, que celebrava meio século na época, e expandir os negócios, apresentando a mudança na K-Trade Fair, a maior feira mundial do segmento.
Como sua história sempre foi pautada em tecnologia e inovação, precisávamos trazer isso para a identidade visual. Além de ampliar a paleta de cores, agregamos uma tipografia mais forte e modernizamos o símbolo de forma minimalista.
Por fim, mas não menos importante: contrate um profissional
O que difere um investimento de um gasto é a qualidade do que você adquiriu. Só um profissional terá o conhecimento técnico e o potencial criativo necessários para desenvolver seu redesign de marca.
Na Black Magenta, o design é a principal especialidade. Portanto, ficamos à disposição para marcar um bate-papo e ajudar você neste desafio.
Entre em contato com a gente! 🙂