Os Princípios Que Criam Um Bom Design

Bom design é fundamental. Entenda por quê.

Por: Alexandre Mutti
 

Você já passou apuros com uma embalagem que não abria? E com um website que não tinha uma boa arquitetura? Se, em um anúncio, há muita informação, há “information overload,” ou seja, sobrecarga de informação. E se um design não tem uma boa estética, ele falhou. Além de traços estéticos, um bom design busca traços funcionais com técnicas, ferramentas e conceitos. Por quê? Porque só assim ele atingirá seu objetivo.

A funcionalidade do design

Design guia, informa e cria ricas e intuitivas experiências através de técnicas e conceitos como signifiers. Como você sabe que isto é um link? Porque a cor da fonte mudou e agora ela encontra-se sublinhada, certo? Signifiers são pistas para o público agir. Hoje, uma lupa significa busca, e o símbolo de material reciclável é universal – mas nem sempre foi assim. Antes, certos objetos precisavam de pistas (signifiers) para serem compreendidos e popularizados. Então, a escolha certa de textos, formas e signifiers é o que definirá a eficácia de um design.

Web

Placa de saída

A estética do design

No nosso post “Design OK é visual, design incrível é funcional,” ressaltamos a importância do design nos negócios: “Um bom design deve representar a identidade da empresa, prender a atenção e transmitir uma mensagem de forma clara e eficiente. Há toda uma ciência no design eficiente. Escala, foco, simetria e padrões são alguns aspectos dessa ciência. Um bom design também deve conter um estilo artístico (como minimalismo), boa diagramação, boa tipografia e hierarquia de informações.”

Se aprofundarmos mais na ciência do design eficiente, podemos ver o uso do espaço em branco, do contraste e da Regra dos Terços – técnicas fascinantes do design. Veja, por exemplo, dois de nossos trabalhos realizados para o Villa Hamburgueria e para a Cofert Tintas.

Anúncio Villa Hamburgueria

Anúncio Cofert

Perceba que o design, além de ser funcional, busca alcançar emoções com elementos, cores e estilo. Podemos ver isso claramente em Game of Thrones, onde a escolha das paletas de cores representa as estações do ano, batalhas, etc.; ou nos filmes de Wes Anderson, onde simetria e diferentes perspectivas contribuem para um estilo cinematográfico único e fascinante – que impacta o telespectador.

Paleta de Cores - Game of Thrones

Filme

Procurando por bom design? Entre em contato com a gente. Somos uma empresa especializada em design, marketing e tecnologia, que utiliza metodologias e ferramentas de negócios para encontrar soluções estratégicas entre marcas e pessoas.

 

 
Tags: