Basicamente, a embalagem existe para acondicionar, proteger e conservar o produto, assim como facilitar o transporte. Mas, não para por aí.
A embalagem tem a missão de destacar o produto em meio à concorrência, tendo o design como seu grande aliado.
Não basta buscar as melhores soluções de abertura, manuseio, empilhamento, entre outros detalhes práticos, é preciso tornar a embalagem atraente e criativa, estimulando a identificação e o desejo de compra. Confira algumas dicas rápidas para valorizar a sua:
Pode ser básico, mas não comum
A Variado é uma loja online com um vasto portfólio de produtos: filmes, games, DVDs e CDs musicais, eletrônicos, entre outros. Entendendo que a embalagem é uma de suas principais formas de contato com o público, investiu em uma caixa personalizada com a cor, os símbolos e a linguagem da marca. Fala se não dá vontade de guardar?
Use e abuse do bom humor
Poderia ser só mais uma embalagem de delivery, mas não passou batido pelo cliente, tornando a chegada do pedido mais alegre e memorável.
Tanto, que muitos clientes do Villa Hamburgueria registram o momento nos stories do Instagram. Note como uma linguagem informal e divertida pode aproximar a marca do consumidor e impactar de forma positiva esse relacionamento.
Transmita o seu propósito
Marcas com propósito têm valores e objetivos bem definidos, por isso, se conectam melhor com as pessoas. A Olha o Churros nasceu com o propósito de resgatar as lembranças mais gostosas da infância e trouxe essa mensagem para suas embalagens.
Gere uma boa experiência
Uma simples solução pode tornar a sua embalagem mais funcional, melhorando a experiência do consumidor. Os geladinhos do ôQualé, por exemplo, são entregues com uma cinta especial para o cliente não gelar os dedos enquanto consome o produto. Além disso, cada cinta possui uma mensagem diferente, gerando boas surpresas.
Abrace uma causa
As empresas possuem um papel importante nas comunidades em que atuam, por isso até mesmo as embalagens podem ser usadas para apoiar uma causa, como a sustentabilidade.
A marca de jeans artesanais IVEN apoia diversas causas sociais e ambientais, e trouxe essa preocupação também para as etiquetas dos produtos, feitas com papel-semente. Nelas, o consumidor é orientado a reaproveitá-las para o plantio.
Leia também: o papel do design na construção e valorização das marcas
E aí, gostou das nossas dicas para as embalagens do seu produto? Fica o convite para continuar esse bate-papo com a nossa equipe.
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