Mentalize aí: quantos aplicativos de celular você usa todos os dias? Impossível não pensar em pelo menos um, né?
Atualmente, no Brasil, há mais de 200 milhões de smartphones conectados, oportunidade em que muitas empresas brasileiras e estrangeiras têm investido com força.
Segundo o relatório “State of Mobile 2020”, produzido pela App Anie, o Brasil chegou a mais de 10 bilhões de downloads em 2019. Um outro levantamento do mesmo ano, realizado pela Adjust, mostrou que o Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo. Legal, né?
Entre os aplicativos de maior sucesso no país, aparecem grandes marcas como Netflix, Nubank, Mercado Livre, Magalu, entre outras, seguindo os quatro apps de Mark Zuckerberg — Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp — que são os mais usados pelos brasileiros.
São diversos benefícios que as empresas encontram nos apps. Como por exemplo, a comunicação direta com o usuário por meio de notificações no celular, ou ainda a possibilidade de compreender melhor o seu comportamento, preferências etc.
Os aplicativos são divididos entre “nativos” e “híbridos”. Enquanto os nativos são desenvolvidos com uma linguagem de programação específica, para um único sistema operacional, os híbridos são reconhecidos por todos os sistemas operacionais.
Também existem os “web apps”, que costumam ser uma opção mais econômica para desenvolver. São, na verdade, sites responsivos que se comportam como aplicativo. Podem ser acessados por qualquer tipo de navegador e se adaptam a diversos tamanhos de tela, inclusive do smartphone. Permitem, aliás, a criação de um atalho na tela inicial do aparelho, como os apps comuns.
O design identifica, diferencia e contribui para uma boa experiência
Na Black Magenta, não desenvolvemos aplicativos, mas já colaboramos com muitos projetos por meio do design. Em especial, na identidade visual.
E é para ajudar na relação com o usuário, desde a primeira impressão, que o design desempenha seu papel de criar uma identidade, organizar informações e estreitar laços.
A identidade visual tem grande importância, pois guiará todo o design da plataforma, auxiliando na melhor experiência do usuário, e todas as suas formas de comunicação, gerando identificação com o público.
Ockpay – a mãozinha que os restaurantes precisavam
Ockpay é um web app que tem o intuito de facilitar e agilizar o atendimento em bares e restaurantes. A ideia surgiu após observar problemas recorrentes em alguns estabelecimentos. Por exemplo: demora para atender mesas, erros de pedidos, erros na divisão da conta e dificuldade na gestão dos pedidos. Como solução, a plataforma permite que o próprio cliente faça seu pedido, por meio de um cardápio online, e faça o pagamento direto pelo celular. Após o pedido ser realizado e pago, a cozinha prepara e entrega na mesa.
A ID visual da Ockpay contém quatro pilares: simplicidade, inteligência, praticidade e confiança. Todos expressados por meio de cores e formas, como o ícone de “check” integrado à tipografia.
Freelou – um atalho para bons freelas
O aplicativo Freelou é voltado para as áreas de gastronomia, eventos e entretenimento. Ele nasceu da necessidade dessas empresas encontrarem freelancers em emergências e da dificuldade dos profissionais acharem freelas em suas regiões. Portanto, a plataforma faz uma ponte de contato entre os interessados, filtrando os candidatos que atendem aos requisitos das vagas. Conheça melhor o app nesta landing page, criada pela Black Magenta: https://freelou.app
O conceito da ID visual está pautado na objetividade, oralidade, conexão e velocidade, que são grandes atributos do Freelou!
Então, você também quer investir na sua grande ideia e explorar o potencial dos aplicativos? Teremos muito prazer em participar do seu projeto por meio do design! Marque um bate-papo.