O que fez com que a Ferrari começasse a vender carros de 1 milhão de dólares? O que transformou a Apple na marca mais valiosa do mundo? E o que causou uma gafe histórica no Oscar 2017?
A resposta? Design!
Os aspectos de um bom design
Um bom design deve representar a identidade da empresa, prender a atenção e transmitir uma mensagem de forma clara e eficiente. Há toda uma ciência no design eficiente. Escala, foco, simetria e padrões são alguns aspectos dessa ciência. Um bom design também deve conter um estilo artístico (como minimalismo), boa diagramação, boa tipografia e hierarquia de informações.
Os efeitos do design mau feito
As consequências de um design mau feito podem ser vistas no Oscar 2017. Ao anunciar o Melhor Filme, o apresentador Warren Beatty recebeu equivocadamente o cartão de Melhor Atriz, confundiu as coisas e declarou La La Land como Melhor Filme.
Diagramado pela PwC, uma empresa de auditoria e consultoria, o cartão que Beatty recebeu é simples, porém confuso. A primeira e maior informação nele é “Oscars”, uma informação irrelevante para o apresentador; em seguida vem o nome da atriz e do filme no mesmo tamanho e fonte; só então lê-se em uma fonte minúscula, lá embaixo, “Melhor Atriz”, uma importante informação.
Claro, o cartão certo evitaria o que aconteceu, mas algo mais poderia ter evitado isso: melhor tipografia. É o que o designer Brandon Jameson diz ao diagramar o que poderia ter sido um cartão perfeito para o Oscar. “Colocar a categoria na parte superior assegura o apresentador que ele está com o cartão correto em mãos e direciona-o ao que ele vai dizer,” diz Brandon. Além disso, dar o maior destaque à informação mais importante é fundamental, que no caso de Melhor Atriz é “Emma Stone”.
O design no marketing
Muito disso se aplica aos materiais promocionais criados por designers na nossa área. Boa diagramação, eloquência de texto e agradabilidade aos olhos são características necessárias nesses materiais. A todo momento, em todo lugar, o consumidor é bombardeado de informações. As chances de uma marca transmitir a mensagem e seus valores é breve e, por isso, deve ser clara, direta e persuasiva. Hoje, em marketing, simplicidade é uma estratégia, complexidade é um obstáculo.
Um estudo da Global Lingo, realizado em 2013, revelou que 59% dos britânicos não contratariam os serviços de uma empresa que apresentasse óbvios erros gramaticais em seu website ou material promocional. Então, sim, muitos de nós realmente deixamos de ler algo ou contratar um serviço se notamos repetições, redundâncias ou incoerências no material.
Design funcional
Tudo isso mostra como bom design é fundamental. Design seduz, informa, mas, mais importante, orienta e sistematiza. É através do design bem feito do seu website que o consumidor vai encontrar o que quer. É por causa da interface intuitiva do seu app que o internauta vai fazer o download.
“Design não é só a aparência e a sensação transmitida. É como as coisas funcionam.” – Steve Jobs
Entendeu a importância do design eficiente? Se você precisa promover seu produto, criar um website, ou necessita de qualquer outro serviço de design, explore alguns de nossos trabalhos ou entre em contato com a gente.