Você sabe, realmente, quem é seu cliente ideal? O conceito Buyer Persona, criado por Alan Cooper, ganhou notoriedade no marketing digital por expandir a ideia de público-alvo, visando um conhecimento mais profundo sobre as pessoas que consomem as marcas. Vamos entender isso melhor?
O que é buyer persona
Saber o seu público-alvo te dá um panorama importante, mas superficial, limitando-se em dados demográficos como gênero, idade e localização.
Já a buyer persona consiste em aprofundar esses dados, conhecendo também o lado sócio comportamental dessas pessoas.
Como criar a sua buyer persona
Para criar a sua buyer persona você vai precisar reunir o máximo de dados possível. Vale analisar as métricas das redes sociais, realizar entrevistas e criar questionários para aplicar com clientes fiéis ou em potencial.
Além das questões demográficas, é importante entender sua rotina, os hábitos de compra, seu estilo de vida, seus interesses e redes sociais prediletas por exemplo.
Com essas informações em mãos, será possível criar um personagem, com nome e características próprias, baseadas em tudo que você levantou para representar o seu público.
Como pode ajudar sua marca
Com a buyer persona definida será muito mais fácil e assertivo chegar à abordagem ideal para o seu público. Você saberá qual linguagem usar, quais assuntos abordar e o que esperam da sua marca para encantar e facilitar a vida dessas pessoas. Afinal, não é muito mais fácil conversar e engajar alguém que você conhece bem?
Conte com ajuda profissional
Uma equipe especialista em marketing digital poderá te ajudar desde a elaboração da buyer persona até a criação de conteúdos e estratégias digitais para atingir os seus objetivos comerciais e fidelizar clientes.
Leia também: 5 razões para investir em mídias sociais
E aí, gostou desse conteúdo? Vamos encontrar o seu cliente ideal?
Para continuar esse papo sobre buyer persona e marketing digital, convidamos você a marcar uma reunião virtual com nossa equipe. Entre em contato!
Como pode agir o setor de varejo na pandemia? Desde o anúncio da Covid-19, o mundo que conhecíamos virou de cabeça para baixo, trazendo grandes desafios e exigindo que tanto as pessoas quanto as marcas se reinventem. Pensando nisso, reunimos alguns dados sobre o consumo na atualidade para refletirmos juntos.
Varejo na pandemia: impactos no comportamento do consumidor
Com base nas estatísticas do Google Surveys, do início das medidas de distanciamento social e fechamento dos comércios até então, é possível identificar diferentes “fases” na mudança de comportamento dos consumidores.
Primeiro, nos deparamos com uma busca desenfreada por álcool em gel, papel higiênico e sabão. Em seguida, veio a grande preocupação com itens alimentícios, aumentando o volume de compras. Itens de “sobrevivência”.
Com a prolongação da quarentena, aumentaram as buscas por itens de entretenimento, como livros, streaming e consoles. Com a adaptação à nova rotina, retomou-se a busca por itens de decoração, home office e exercícios indoor, a fim de melhorar o bem-estar dentro de casa.
Por fim, é possível notar uma maior preocupação com a autoestima. Os produtos antes deixados de lado voltaram a ganhar espaço, como itens de beleza e vestuário confortável.
Como a sua marca pode fazer a diferença neste momento?
Em meio à uma situação nunca vista, não há respostas precisas, mas algumas boas práticas podem ajudar na relação com os consumidores, justamente observando suas necessidades e expectativas.
1. Ajude como puder
Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope, os consumidores esperam que as marcas deem o exemplo durante a pandemia. Existem várias maneiras de demonstrar isso ao consumidor: informando as medidas de segurança, protegendo seus funcionários, fazendo doações, ajudando na conscientização, ampliando o suporte nos canais de atendimento, oferecendo descontos, entre outras.
Outro dado interessante, em um levantamento do Google, mostra que os brasileiros confiam mais nas empresas do que no próprio governo (58% contra 28%). Procure fazer o seu papel social da maneira que for possível!
2. Facilite a vida do seu cliente
Em uma pesquisa do Google, em parceria com a MindMiners, 44% dos entrevistados durante esse período de quarentena esperam que as empresas facilitem os processos de compra. Neste contexto, vemos a adoção de delivery, novas condições de pagamento, descontos para compras antecipadas, atendimento virtual, entre outras ações.
Em outro levantamento, realizado pelo Google Surveys, 16% dos entrevistados disseram ter dificuldade para comprar online por não ter um cartão de crédito. Nota-se que muitas pessoas desconhecem outras formas de pagamento possíveis pelos meios digitais, que você pode esclarecer em sua comunicação.
Outra reclamação de 39% desses entrevistados é o tempo de entrega muito longo. Com o aumento da demanda, obviamente os prazos foram afetados, mas fica a reflexão se de alguma maneira sua empresa pode agilizar esse processo.
3. Mergulhe de cabeça no digital
Ainda na pesquisa do Google com a MindMiners, foram apontadas as atividades que as pessoas mais sentem falta: 52% tem saudade de encontrar os amigos, 42% de ir às compras e 40% de frequentar bares e restaurantes (sendo possível escolher mais de uma resposta). Em todas elas, fica evidente o desejo do brasileiro por socialização. É por isso que o isolamento gerou um aumento na utilização de redes sociais, vídeos e aplicativos de mensagem.
É o momento de reforçar a comunicação e o atendimento através do digital, onde ferramentas como Youtube, IGTV, Stories e WhatsApp ganham força.
4. Prepare-se para o futuro pós-pandemia
Uma pesquisa realizada pelo Google Surveys levantou quais comportamentos de consumo vieram para ficar. As respostas chamam a atenção: 37% continuará comprando em loja virtual, 32% continuará comprando por aplicativos, 27% continuará optando por aplicativos de entrega, 25% continuará comprando por WhatsApp para receber em casa, 34% continuará comprando em lojas físicas e 11% seguirão comprando por revendedores/catálogos. Vale lembrar que era possível escolher mais de uma opção de resposta.
As lojas físicas continuarão tendo seu importante papel, devido à toda a experiência envolvida. Entretanto, é fato que as ferramentas virtuais vão ganhar mais relevância e familiaridade entre os consumidores. Aposte nisso!
Outro dado interessante é que 23% dos entrevistados desejam comprar mais de pequenos lojistas, a fim de ajudar o comércio local a se reerguer.
Leia também: Coronavírus – soluções digitais que têm ajudado as empresas.
Esperamos que esses dados e reflexões ajudem a sua empresa de alguma forma! Também convidamos você a continuar esse bate-papo, pensando em soluções de marketing digital que podem contribuir nesse momento e além! Fale com a gente.
30.06 | Social Media Day: 5 razões para investir em mídias sociaisHoje (30/06) é o Dia Mundial das Mídias Sociais! A data foi criada em 2010, pelo portal americano de notícias Mashable, para celebrar as transformações que as redes sociais promoveram na comunicação global.
E não é para menos! Elas mudaram as relações pessoais, as relações de negócios e as relações de compra também. Vai dizer que, hoje em dia, você se imagina sem ao menos uma rede social?
“E por que isso importa pra minha empresa?”
Segundo um levantamento feito pela Hootsuite, em 2019, há mais de 140 milhões de usuários brasileiros ativos nas redes. Em meio à essa galera, certamente está o seu público-alvo. Quer maneira melhor de apresentar a sua marca, o que ela faz e se relacionar com essas pessoas?
Se você ainda está na dúvida se é realmente importante trazer a sua marca para o universo digital, especialmente para as mídias sociais, nós preparamos 5 ótimas razões para apostar nisso!
1. O Brasil é um dos países que mais usam
Sim, o brasileiro é uma pessoa extremamente sociável, criador de memes e hashtags que bombam, além de muito engajado quando se identifica com alguma marca. Atualmente, as mídias sociais mais usadas pelos brasileiros são WhatsApp (136 milhões de usuários), YouTube (133 milhões de usuários), Facebook (130 milhões de usuários), Instagram (88 milhões de usuários), LinkedIn (11 milhões de usuários) e Twitter (mais de 8 milhões de usuários). São diversas redes populares e que podem ser exploradas de diferentes maneiras para se comunicar com seu público.
2. Seu concorrente investe em mídias sociais
Se a sua empresa não está investindo em mídias sociais, pode ter certeza que o seu concorrente está. Segundo um levantamento recente, 78% das empresas brasileiras estão presentes em pelo menos uma mídia social.
Já falamos em outros posts que as pessoas desejam se relacionar com as marcas, não apenas consumi-las, e é por entender isso que o Marketing Digital conquista cada vez mais espaço no orçamento dos negócios.
3. Conhecer melhor seu público
Uma grande vantagem das mídias sociais é a possibilidade de mensurar melhor os dados, sabendo com mais precisão onde estão as pessoas, a faixa etária predominante, seus interesses pessoais, entre outras informações relevantes que podem te ajudar nas estratégias. Tanto as métricas quanto os diálogos com o público podem gerar muitos insights!
4. Ampliar o alcance da marca
Outra grande vantagem é que você pode segmentar o público que deseja alcançar, determinando uma série de diretrizes para a plataforma de anúncios. Dessa maneira, você pode testar novos públicos e ir ampliando a visibilidade da sua marca demograficamente.
5. Agregue valor para sua marca
Por último, mas muito importante: relacionamento gera valor! Quanto mais frequente você for e mais próximo estiver do seu público, interagindo, auxiliando, informando e entretendo, mais chances terá de fidelizar esses clientes e ser uma marca querida por eles.
Leia também: 5 tendências do marketing de conteúdo para explorar
E aí, gostou desse conteúdo? Estamos à disposição, em diversas plataformas digitais, para conversar com você sobre o seu negócio e as nossas soluções em Marketing Digital. Mande um alô para nós!
Invista na experiência do usuário com UI e UX DesignSeu website pode ser uma importante ferramenta comercial, mas só é possível com a boa experiência do usuário.
Imagine que você acessou um site que demora para carregar as páginas, possui botões que não direcionam a lugar nenhum, o formulário está com problemas e, de quebra, você não consegue encontrar a informação que precisa. Certamente essa experiência causará estresse, não é mesmo?
Da mesma forma, os usuários que acessam o site da sua empresa desejam encontrar o que precisam de forma rápida e prática.
Pesquisas apontam que os internautas aguardam cerca de 2 segundos pelo carregamento de uma página, sendo que 40% abandona o site no 3º segundo de espera. A Akamai também constatou em uma pesquisa que 75% dos compradores online deixam de comprar em sites onde se deparam com algum congelamento, demora ou link quebrado.
É para evitar esses e outros problemas durante a navegação que UI e UX Design existem. Vamos entender melhor?
Afinal, o que é UI e UX Design?
Como dito anteriormente, UX significa “user experience”. É o design focado na experiência do usuário, mais precisamente em suas emoções.
Os conceitos de UX refletem sobre a sensação que o consumidor terá ao utilizar seu site, entendendo quem ele é e em qual contexto está, a fim de gerar boas percepções.
Já os conceitos UI, “user interface”, têm como objetivos guiar o usuário e facilitar a navegação, tornando as interações naturais. Menus, botões e quaisquer outros elementos interativos são planejados para orientar a visita ao site.
Como contribuem com o website?
Os conceitos de User Experience e User Interface se completam. Enquanto UI guia, UX simplifica. Juntos tornam todas as funcionalidades, conteúdos e elementos visuais intuitivos e agradáveis, colaborando para que o usuário passe mais tempo no site, realize as ações desejadas e, o mais importante, retorne outras vezes.
Quais são os principais benefícios?
Investir em UI e UX Design agrega valor ao seu site e, consequentemente, à sua marca. Com uma boa experiência, há mais chances do usuário realizar alguma ação (comprar, enviar mensagem, se cadastrar na newsletter etc.) ou, pelo menos, ser impactado positivamente e retornar quando precisar. Além disso, usuários satisfeitos tendem a recomendar o seu website para outras pessoas também.
Leia também: Comportamento do consumidor x estratégias de marca
Vamos pensar na experiência do usuário em seu website?
Gostou desse conteúdo? Nossa equipe está disponível em diversas plataformas digitais para conversar sobre os serviços de design que podemos oferecer! Marque um papo com a gente!
Identidade da marca: por que fazer certo da primeira vezJá parou pra pensar quanto a identidade da marca pode impactar o seu negócio?
Você identificou uma oportunidade, definiu modelo e plano de negócio, estruturou a empresa, agora falta apresentá-la ao mercado. E é para se posicionar de forma coerente que a construção da identidade visual e verbal é tão importante no processo de criação de empresas. Entenda os principais motivos a seguir:
Reconhecendo e diferenciando sua marca
Todos nós temos características que nos tornam únicos e nos fazem ser lembrados pelas pessoas. Da mesma forma, a união de elementos gráficos, tipografias e cores compõem a identidade visual da marca, transmitindo valores e conceitos sobre ela.
Nada está ali por acaso. Toda a identidade visual passa por testes e estudos, visando um resultado harmônico e exclusivo.
Diz aí, quantas marcas você é capaz de reconhecer só pelo grafismo?
Expressando e personificando sua marca
Não basta ter um rosto. Para a marca ser “alguém” em meio à multidão é preciso ter um nome, uma personalidade, uma história. E é aí que a identidade verbal entra e faz diferença.
Esse processo abrange várias etapas importantes: naming, tom de voz, tagline, manifesto, entre outros aspectos linguísticos. Imaginamos como a marca se comportaria em diferentes situações, como ela conversaria com os clientes, qual vocabulário usaria e qual a história por trás dela.
Diz aí, com quantas marcas você se identifica pela forma de se comunicar?
Case: Heedy
Desafio
Nossa cliente Giovanibruno, corretora de seguros, identificou a oportunidade de aproveitar sua expertise para abrir um novo negócio, voltado ao gerenciamento de riscos, prestando este serviço a comércios, indústrias e até outras corretoras de seguro. Basicamente, eles fazem uma análise dos riscos físicos, financeiros e contratuais aos quais a empresa está exposta, apresentando um relatório de melhorias e indicação das coberturas necessárias. Para dar início ao novo negócio, a Black Magenta foi convidada a criar a identidade visual e verbal.
Soluções
– Identidade verbal
O nome proposto, em inglês, significa “atento”. É um caminho lúdico, que remete tanto aos especialistas que analisam os mínimos detalhes, quanto ao empresário precavido a possíveis imprevistos e como lidar com eles.
Na tagline, unimos duas palavras-chave: atento, que significa ter uma visão clara do que acontece à nossa volta, e preparado, que significa estar munido de informações para tomar decisões. Tudo isso na figura do cliente, mostrando o que a Heedy representa para ele.
No tom de voz, definimos alguns direcionamentos, como ser informal e objetivo no diálogo; transmitir entusiasmo em ajudar; sempre agregar informações relevantes; demonstrar compreensão, sabendo ouvir e tranquilizar.
Leia também: Villa Hamburgueria, comunicando para expandir
– Identidade visual
Analisando o trabalho realizado e, principalmente, o que é entregue ao cliente (um diagnóstico da situação da empresa), escolhemos a iconografia de um relatório. Por meio do design, fundimos essa referência com a inicial H, reforçando a lembrança da marca.
Além disso, trabalhamos um lettering contemporâneo e confortável de ler, trazendo as cores amarelo e roxo que remetem à atenção e modernidade.
Leia também: o papel do design na construção de marcas
E a identidade da marca do seu negócio?
Para transformar todos esses conceitos em algo real e agregar valor à sua marca é importante valorizar o trabalho de um profissional!
Teremos muito prazer em continuar esse bate-papo com você. Estamos em home office, mas sempre disponíveis nas plataformas digitais.
Mande uma mensagem pra nossa equipe!
App + design: ganhando um espaço no seu celularMentalize aí: quantos aplicativos de celular você usa todos os dias? Impossível não pensar em pelo menos um, né?
Atualmente, no Brasil, há mais de 200 milhões de smartphones conectados, oportunidade em que muitas empresas brasileiras e estrangeiras têm investido com força.
Segundo o relatório “State of Mobile 2020”, produzido pela App Anie, o Brasil chegou a mais de 10 bilhões de downloads em 2019. Um outro levantamento do mesmo ano, realizado pela Adjust, mostrou que o Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo. Legal, né?
Entre os aplicativos de maior sucesso no país, aparecem grandes marcas como Netflix, Nubank, Mercado Livre, Magalu, entre outras, seguindo os quatro apps de Mark Zuckerberg — Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp — que são os mais usados pelos brasileiros.
São diversos benefícios que as empresas encontram nos apps. Como por exemplo, a comunicação direta com o usuário por meio de notificações no celular, ou ainda a possibilidade de compreender melhor o seu comportamento, preferências etc.
Os aplicativos são divididos entre “nativos” e “híbridos”. Enquanto os nativos são desenvolvidos com uma linguagem de programação específica, para um único sistema operacional, os híbridos são reconhecidos por todos os sistemas operacionais.
Também existem os “web apps”, que costumam ser uma opção mais econômica para desenvolver. São, na verdade, sites responsivos que se comportam como aplicativo. Podem ser acessados por qualquer tipo de navegador e se adaptam a diversos tamanhos de tela, inclusive do smartphone. Permitem, aliás, a criação de um atalho na tela inicial do aparelho, como os apps comuns.
O design identifica, diferencia e contribui para uma boa experiência
Na Black Magenta, não desenvolvemos aplicativos, mas já colaboramos com muitos projetos por meio do design. Em especial, na identidade visual.
E é para ajudar na relação com o usuário, desde a primeira impressão, que o design desempenha seu papel de criar uma identidade, organizar informações e estreitar laços.
A identidade visual tem grande importância, pois guiará todo o design da plataforma, auxiliando na melhor experiência do usuário, e todas as suas formas de comunicação, gerando identificação com o público.
Ockpay – a mãozinha que os restaurantes precisavam
Ockpay é um web app que tem o intuito de facilitar e agilizar o atendimento em bares e restaurantes. A ideia surgiu após observar problemas recorrentes em alguns estabelecimentos. Por exemplo: demora para atender mesas, erros de pedidos, erros na divisão da conta e dificuldade na gestão dos pedidos. Como solução, a plataforma permite que o próprio cliente faça seu pedido, por meio de um cardápio online, e faça o pagamento direto pelo celular. Após o pedido ser realizado e pago, a cozinha prepara e entrega na mesa.
A ID visual da Ockpay contém quatro pilares: simplicidade, inteligência, praticidade e confiança. Todos expressados por meio de cores e formas, como o ícone de “check” integrado à tipografia.
Freelou – um atalho para bons freelas
O aplicativo Freelou é voltado para as áreas de gastronomia, eventos e entretenimento. Ele nasceu da necessidade dessas empresas encontrarem freelancers em emergências e da dificuldade dos profissionais acharem freelas em suas regiões. Portanto, a plataforma faz uma ponte de contato entre os interessados, filtrando os candidatos que atendem aos requisitos das vagas. Conheça melhor o app nesta landing page, criada pela Black Magenta: https://freelou.app
O conceito da ID visual está pautado na objetividade, oralidade, conexão e velocidade, que são grandes atributos do Freelou!
Então, você também quer investir na sua grande ideia e explorar o potencial dos aplicativos? Teremos muito prazer em participar do seu projeto por meio do design! Marque um bate-papo.
Coronavírus: soluções digitais que têm ajudado as empresasNeste momento de distanciamento social e combate ao coronavírus, as empresas de serviços e varejo estão lidando com a urgência de se reinventar, experimentando estratégias para proteger suas equipes e clientes, e manter o caixa positivo. Para, quem sabe, inspirar você e o seu negócio, reunimos algumas soluções digitais que têm ajudado empresas nesta missão em comum. Confira!
Aplicativos de delivery
Sem sair de casa, as pessoas estão recorrendo mais ao delivery, ajudando as vendas de restaurantes, supermercados, padarias e farmácias. O Rappi, por exemplo, registrou um aumento de 30% nos pedidos nessas últimas semanas.
Não são só os grupos de família que estão movimentando o WhatsApp. Muitas empresas têm explorado o aplicativo para receber pedidos, combinando e efetuando a entrega por conta própria.
Google Meu Negócio
As empresas cadastradas no Google Meu Negócio têm a vantagem de divulgar seu telefone, endereço e site na ferramenta de busca. Um mecanismo importante para as empresas que estão atendendo pedidos por telefone e entregando no local, no carro do consumidor.
Conteúdos em vídeo
A diversidade de plataformas de vídeo que temos atualmente — desde canais no Youtube a séries no IGTV, stories e lives no Instagram — estão ajudando muitos segmentos a se manterem próximos dos seus clientes.
Tem escola aproveitando o recurso para aulas, tem academia ensinando treinos que podem ser feitos em casa, casas de show apresentando pocket shows online em parceria com artistas, e por aí vai.
Vídeo-conferências e webinários
Aplicativos como Skype e GoToWebinar têm facilitado o trabalho dos prestadores de serviços, possibilitando reuniões, treinamentos e apresentações virtuais, além de otimizar a comunicação das equipes em home office.
Redes sociais
Redes sociais, como Facebook e Instagram, têm desempenhado o importante papel de manter as marcas próximas dos consumidores, mantendo-os informados sobre suas medidas, divulgando suas novas estratégias e compartilhando conteúdos de entretenimento que ajudam a passar o tempo e quebram a tensão. Além disso, com as pessoas em casa, de olho no celular o tempo todo, aumenta-se a demanda por interação e SAC através das redes sociais. É válido destacar também o LinkedIn, que está aumentando seu alcance orgânico. Que tal compartilhar conteúdos relevantes sobre o seu negócio ou serviços por lá?
Vendas online antecipadas
Alguns hotéis, clínicas estéticas e agências de viagens estão antecipando as vendas de alguns produtos ou explorando gift cards e vouchers com ofertas especiais para os clientes aproveitarem futuramente, como em 2021 por exemplo, a fim de garantir o caixa abastecido.
Mantenha-se virtual, mas próximo.
1. Converse claramente com seus clientes sobre as mudanças na sua operação. Deixe claro também todos os cuidados que estão sendo tomados para preservar a segurança deles e do seu time.
2. Considere algum tipo de benefício, flexibilidade na negociação ou facilidade de pagamento para viabilizar as coisas. Afinal, todos estamos passando por esse momento desafiador.
3. Tome cuidado com comunicações ou alterações de preço neste momento que sejam oportunistas.
4. Esteja ativo nas redes sociais, que é onde as pessoas estão, conservando o relacionamento com seus atuais clientes e visível para potenciais consumidores.
5. Entenda que a sua empresa tem um papel importante no combate dessa pandemia no Brasil, por isso, priorize a segurança e bem-estar das pessoas em suas decisões.
Pensar design é tornar algo melhor para alguém.
É isso que sempre fizemos, é isso que continuaremos a fazer.
Estamos em home office, mas nossas mentes continuam focadas em nossos clientes e seus desafios. E em como ajudar os seus clientes.
Lembre-se: os seus desafios são nossos também.
Vamos tornar esse cenário melhor. Vamos pensar design juntos?!
A importância de construir valor para sua marcaUma demanda da atualidade tem feito as empresas repensarem sua cultura organizacional e sua comunicação: a necessidade de se tornarem mais humanas e participativas nas questões sociais.
Mais críticos, os consumidores estão atentos aos discursos e comportamentos das marcas, esperando que elas contribuam de forma positiva para a vida das pessoas.
Segundo uma pesquisa realizada pela CAUSE em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a ESPM, em 2018, 82% dos entrevistados consideram muito importante que as empresas demonstrem um alto grau de responsabilidade social. Por que isso? Os consumidores modernos querem investir em marcas com as quais se identificam e se sentem acolhidos ao utilizar seus produtos ou serviços.
Qual é o seu propósito?
O propósito da marca é a razão dela existir, é o que te faz levantar da cama. Ele é genuíno, é atemporal. É o que torna a marca relevante para as pessoas e o que sempre guiará suas ações comerciais e organizacionais.
Seja coerente com seu propósito
Não basta adotar uma postura na comunicação, a fim de se aproximar do público, mas não aplicá-la na realidade interna da empresa. Trata-se da empresa se tornar, verdadeiramente, parte da solução e não do problema.
Quando a marca tem um propósito bem definido e vivenciado, os próprios funcionários se tornam defensores dela.
Abrace a causa que acredita
Além de alinhar suas estruturas internas aos valores e princípios defendidos pela marca, as empresas podem e devem encontrar maneiras de contribuir para as causas que acreditam.
Ao assumir seu papel como agente de mudanças, apoiando ou realizando projetos que beneficiam sua comunidade, as marcas se conectam ainda mais com sua audiência e constroem um legado.
Leia também: comportamento do consumidor x estratégias de marca
A longevidade do negócio está na conexão com as pessoas
Marcas comprometidas com seus valores tendem a cativar, engajar e fidelizar clientes, pois entregam mais do que qualidade em produtos ou serviços. E então, está pronto(a) para construir um futuro sustentável para o seu negócio com transparência, convicção e consistência?
Para auxiliar você na construção de valor para sua marca, através do design, fica também o convite para bater um papo conosco. Manda um alô!
Comece a explorar o poder que a sua embalagem temBasicamente, a embalagem existe para acondicionar, proteger e conservar o produto, assim como facilitar o transporte. Mas, não para por aí.
A embalagem tem a missão de destacar o produto em meio à concorrência, tendo o design como seu grande aliado.
Não basta buscar as melhores soluções de abertura, manuseio, empilhamento, entre outros detalhes práticos, é preciso tornar a embalagem atraente e criativa, estimulando a identificação e o desejo de compra. Confira algumas dicas rápidas para valorizar a sua:
Pode ser básico, mas não comum
A Variado é uma loja online com um vasto portfólio de produtos: filmes, games, DVDs e CDs musicais, eletrônicos, entre outros. Entendendo que a embalagem é uma de suas principais formas de contato com o público, investiu em uma caixa personalizada com a cor, os símbolos e a linguagem da marca. Fala se não dá vontade de guardar?
Use e abuse do bom humor
Poderia ser só mais uma embalagem de delivery, mas não passou batido pelo cliente, tornando a chegada do pedido mais alegre e memorável.
Tanto, que muitos clientes do Villa Hamburgueria registram o momento nos stories do Instagram. Note como uma linguagem informal e divertida pode aproximar a marca do consumidor e impactar de forma positiva esse relacionamento.
Transmita o seu propósito
Marcas com propósito têm valores e objetivos bem definidos, por isso, se conectam melhor com as pessoas. A Olha o Churros nasceu com o propósito de resgatar as lembranças mais gostosas da infância e trouxe essa mensagem para suas embalagens.
Gere uma boa experiência
Uma simples solução pode tornar a sua embalagem mais funcional, melhorando a experiência do consumidor. Os geladinhos do ôQualé, por exemplo, são entregues com uma cinta especial para o cliente não gelar os dedos enquanto consome o produto. Além disso, cada cinta possui uma mensagem diferente, gerando boas surpresas.
Abrace uma causa
As empresas possuem um papel importante nas comunidades em que atuam, por isso até mesmo as embalagens podem ser usadas para apoiar uma causa, como a sustentabilidade.
A marca de jeans artesanais IVEN apoia diversas causas sociais e ambientais, e trouxe essa preocupação também para as etiquetas dos produtos, feitas com papel-semente. Nelas, o consumidor é orientado a reaproveitá-las para o plantio.
Leia também: o papel do design na construção e valorização das marcas
E aí, gostou das nossas dicas para as embalagens do seu produto? Fica o convite para continuar esse bate-papo com a nossa equipe.
Entre em contato conosco!
Redesign de marca: quando chega o momentoVocê já ouviu falar do redesign de marca? Basicamente, é a atualização da identidade visual de um negócio, produto ou serviço.
A identidade visual é como a marca se apresenta ao mercado, por isso é tão importante que esteja sempre alinhada com os objetivos e estratégias comerciais, evoluindo junto com a empresa.
A seguir, ajudaremos você a identificar qual o melhor momento para considerar um redesign e quais cuidados tomar em sua decisão.
Como saber se chegou a hora
Afinal de contas, em quais momentos o redesign costuma ser feito?
Essa é uma decisão estratégica, que pode ser motivada pela simples necessidade de tornar a marca mais contemporânea ou refletir mudanças internas, como o crescimento da empresa ou expansão para novos mercados e públicos. Em casos extremos, o redesign pode ajudar a melhorar a reputação da marca e promover uma nova guinada quando as coisas não vão bem.
Cuidados que você deve ter
Certo, vamos imaginar que você analisou o cenário e concluiu que é o momento para fazer o redesign de marca. O primeiro cuidado é evitar mudanças radicais, que dificultem a associação da nova identidade com a sua empresa. O ponto-chave dessa reformulação é trazer novos valores e modernidade, mas sem abandonar seu histórico.
Outro cuidado importante é evitar modismos. Ok, você quer deixar sua marca atual, mas lembre-se que ela não pode ser inconsistente e mudar o tempo todo.
É comum que, neste processo, você busque inspiração em outras empresas do seu segmento, mas tome cuidado para não seguir os mesmos caminhos. Além de correr o risco de plágio, ela pode passar batido em meio à concorrência em vez de se diferenciar.
Leia também: lembre-se design é investimento
Exemplos de redesign de marca
• Laggio Massas
O Laggio é um restaurante de massas, presente em Americana e Nova Odessa desde 2012, onde você pode montar o prato do seu jeito. Visando modernizar sua identidade e agregar valor ao produto, nossa equipe realizou o redesign de marca.
Em nossa proposta, a paleta de cores ganhou novos tons, a tipografia ficou mais harmônica e o símbolo, que permaneceu, ganhou um visual mais despojado.
• Carnevalli
Com mais de 50 anos na indústria brasileira, a Carnevalli se destaca como líder em equipamentos industriais na América Latina. O redesign de marca veio no intuito de revitalizar a imagem da empresa, que celebrava meio século na época, e expandir os negócios, apresentando a mudança na K-Trade Fair, a maior feira mundial do segmento.
Como sua história sempre foi pautada em tecnologia e inovação, precisávamos trazer isso para a identidade visual. Além de ampliar a paleta de cores, agregamos uma tipografia mais forte e modernizamos o símbolo de forma minimalista.
Por fim, mas não menos importante: contrate um profissional
O que difere um investimento de um gasto é a qualidade do que você adquiriu. Só um profissional terá o conhecimento técnico e o potencial criativo necessários para desenvolver seu redesign de marca.
Na Black Magenta, o design é a principal especialidade. Portanto, ficamos à disposição para marcar um bate-papo e ajudar você neste desafio.
Entre em contato com a gente! 🙂